Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Museu de Portas Abertas” convida para o universo da ciência a partir dessa quarta-feira (19)

Projeto faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e vai levar centenas de estudantes para conhecer o Campus de Pesquisa do Museu Goeldi em Belém
publicado: 18/10/2016 15h00, última modificação: 05/03/2018 15h42

Agência Museu Goeldi – Como é o trabalho de um cientista? Como se faz pesquisa?  Laboratórios são todos iguais? São algumas dessas perguntas que o “Museu de Portas Abertas” quer responder ao público. O projeto de divulgação científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) realizará uma nova edição nos próximos dias 19 e 20 de outubro. Centenas de estudantes do ensino médio e superior vão conhecer o dia a dia no Campus de Pesquisa da instituição, localizado no bairro da Terra Firme, em Belém.

Museu de Portas Abertas acontece no Campus de Pesquisa do MPEGConstruído na década de 1980, o Campus do Museu Goeldi abriga laboratórios e coleções de uma das mais importantes instituições científicas da Amazônia. São cerca de 4,5 milhões de itens tombados em 18 coleções científicas, que abrangem coleções de Arqueologia, Linguística, Etnografia, de minerais e fósseis, documentais, e biológicas. Os visitantes do “Museu de Portas Abertas” terão uma mostra desse legado de conhecimento, além de trocar ideias e experiências com pesquisadores, técnicos e bolsistas que trabalham na instituição.

O roteiro pelo Campus de Pesquisa inclui as coordenações de Ciências Humanas (CCH), de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE), de Zoologia (CZO) e de Botânica (CBO). Também haverá visita pela Coordenação de Informação e Documentação (CID) e a apresentação do Programa de Estudos Costeiros (PEC). Veja aqui a programação completa dos dois dias de atividade.

Entre os participantes escolares dessa edição do “Museu de Portas Abertas” estão a Escola Municipal Parque Amazônia e a Escola Estadual Mário Barbosa, situadas no bairro da Terra Firme e vizinhas ao Campus, o Liceu Escola Mestre Cardoso, do distrito de Icoaraci, a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Estadual do Pará (UEPA), o Curso de Biologia da UFPA e o Coletivo Bora, ambos do município de Bragança.

Museu de Portas Abertas – O “Museu de Portas Abertas” faz parte da programação do Museu Paraense Emílio Goeldi na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O projeto propõe ampliar o conhecimento da região amazônica e, principalmente, incentivar e divulgar a pesquisa científica.

Texto: João Cunha

19 de outubro

Coordenação de Ciências Humanas

- Visita à arqueologia
Hora: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Coordenação de Ciências Humanas

Coordenação de Zoologia

- Visita ao laboratório de preparação e à coleção herpetológica
Hora: 9h às 12 e 14h às 17h
Local: Coordenação de Zoologia
* 25 pessoas por visita

Coordenação de Informação e Documentação

- Trilha dos livros em uma biblioteca e visita ao Arquivo Guilherme de La Penha
Hora: 9h às 11h30 e 13h às 16h
Local: Coordenação de Informação e Documentação
Público: estudantes, professores e comunidade em geral

19 e 20 de outubro

Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia

- Explanação sobre fósseis e o papel do paleontólogo, visita ao acervo paleontológico e ao Laboratório de Microscopia Óptica
Local: Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia

- Exposição de macrofósseis
Local: Área externa da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia

- Exposição de microfósseis (visita ao Laboratório de Microscopia Óptica)
Local: Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia

- Exposição de formigas
Hora: Manhã
Local: Área externa e Laboratório da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia

Coordenação de Zoologia

- Apresentação de coleção didática de invertebrados e demonstração do processo de coleta e conservação de insetos
Hora: Manhã e Tarde
Local: Bosque (ao lado da Coordenação de Botânica)

Coordenação de Botânica

- Visita ao Laboratório Adolpho Ducke/Fitoquímica
Etapa 1: plantas aromáticas e seu uso no cotidiano
Etapa 2: obtenção experimental dos óleos essenciais
Etapa 3: óleos essenciais e seus aromas
Hora: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Coordenação de Botânica

Programa de Estudos Costeiros

- Apresentação de um Projeto Multidisciplinar executado no Projeto Valoração de usos diretos e indiretos de manguezais do Município de São Caetano de Odivelas
Hora: Manhã e Tarde
Local: Bosquinho

*Atualizado em 18/10/2006, às 15h00.