Você está aqui: Página Inicial > Museu Goeldi é premiado por desempenho em segurança computacional

Museu Goeldi é premiado por desempenho em segurança computacional

Entre as instituições da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Museu Emílio Goeldi teve o maior percentual de notificações atendidas, o que lhe rendeu a primeira colocação no prêmio do Projeto TOP 5 – 2018. O Museu Goeldi solucionou 100% das demandas, diminuindo a vulnerabilidade de sua rede lógica e colaborando para o aumento da segurança das informações institucionais.
publicado: 26/07/2018 16h45, última modificação: 27/07/2018 11h23
segurança computacional

Agência Museu Goeldi - As soluções efetivas à vulnerabilidade computacional garantiram o primeiro lugar ao Museu Paraense Emílio Goeldi como instituição com o maior percentual de notificações atendidas, de acordo com premiação do projeto TOP 5 – 2018, concedido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O reconhecimento veio por considerar que foram atendidas todas as notificações apresentadas pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, ao longo do ano, alcançando o percentual de 100% – o melhor entre os clientes da rede no país.

O trabalho de reconfiguração de sistemas computacionais e atualização de software, que estão entre as demandas, é executado, em última instância, pelo Serviço de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). E por conta das ações implementadas pelo serviço é possível impedir possíveis ataques à sistemas e proteger o conjunto de equipamentos e dispositivos eletrônicos utilizados no processamento de informações. O benefício alcança todos os setores de ensino e pesquisa do Museu Goeldi, instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia.

Prêmio – No projeto TOP 5 - 2018, foram selecionadas as cinco instituições com o maior número de notificações de vulnerabilidades em cada região do Brasil. Juntas, elas representam praticamente um terço das notificações em aberto emitidas pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da RNP. O Museu Goeldi contribuiu com a resolução de mais de duas mil notificações, um número que corresponde, muitas vezes, a uma mesma vulnerabilidade.

O Chefe do Serviço de Tecnologia da Informação e Comunicação do Museu Goeldi, Thiago Sylas, explica que “a premiação se deu em decorrência de fecharmos 100% das notificações, considerando o contexto do projeto, em curtíssimo espaço de tempo, com análise e aplicação de ações de correção. Com essas medidas, o Museu colaborou para que o total de notificações de incidentes de segurança no estado do Pará fosse reduzido em 89,59%”. Ele destaca ainda que a performance institucional é notável, se levada em consideração a característica enxuta da equipe técnica. A premiação será entregue na segunda quinzena de agosto, no Fórum da RNP, em Brasília, quando receberá a premiação em nome do MPEG o servidor Heliton Castro, que atuou diretamente neste projeto.

RNP - A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa proporciona a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa. Criada em 1992, a RNP é, desde 2002, uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), mantida em conjunto com os ministérios da Educação, Cultura, Saúde e Defesa.