Você está aqui: Página Inicial > Museu Goeldi abre seleção para mestrado em Diversidade Sociocultural

Museu Goeldi abre seleção para mestrado em Diversidade Sociocultural

As inscrições devem ser feitas online até dia 25 de outubro. Candidatos indígenas e de comunidades tradicionais podem optar pelos Correios, com postagem até dia 20. São 23 vagas para graduados, prioritariamente, da área de Ciências Humanas.
publicado: 27/09/2019 15h41, última modificação: 27/09/2019 15h41
Miniatura - Edital PPGDS

Agência Museu Goeldi – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS), do Museu Paraense Emílio Goeldi. Os candidatos têm até dia o dia 25 de outubro para preencher todos os protocolos disponíveis na página do programa, relativos ao Edital, com exceção aos candidatos indígenas e de comunidades tradicionais, que poderão fazê-lo também via Correios, com postagem até dia 20 de outubro. O início das aulas está marcado para o dia 2 de março de 2020 e tem duração máxima de 24 meses.

O mestrado em Diversidade Sociocultural tem como área de concentração “Dinâmicas históricas e contemporâneas da diversidade sociocultural” e oferta 23 vagas a portadores de diploma de graduação, preferencialmente, em Ciências Humanas ou áreas interdisciplinares e afins. Dessas, dez vagas são destinadas à ampla concorrência; cinco, a pessoas negras (pretas e pardas), quatro para indígenas; e outras quatro para comunidades tradicionais.

Com um corpo científico de 21 pesquisadores, o programa oferece aos candidatos três linhas de pesquisa: Cultura e patrimônio; Povos indígenas e populações tradicionais; e Socioecologia, diversidade sociocultural e ocupação territorial. Esta será a segunda turma do programa, que promoveu a aula inaugural da turma de 2019 no último dia 12 de agosto, com a conferência do antropólogo Gersem Baniwa (UFAM).

Ineditismo – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso do MPEG em dezembro de 2018 e destacou seu ineditismo. “A proposta do programa articula de forma coerente e inovadora disciplinas como Antropologia, Arqueologia, Linguística e Ciências Biológicas. Tem-se então um perfil de programa sticto sensu acadêmico antropologicamente informado, mas com viés sistemático, que contempla interfaces até o momento menos exploradas pelos cursos existentes”. Atualmente, o Museu Goeldi possui sete programas de pós-graduação, executados em parceria com outras instituições científicas ou de forma autônoma, como é o caso do PPGDS.