Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa > Coordenações > Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia

Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia

publicado 13/09/2016 13h24, última modificação 18/08/2020 12h19

Contatos
Coleções
Laboratórios

Compete à Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (COCTE) programar, coordenar, estimular e desenvolver estudos e pesquisas nas áreas de Geociências e Ecologia. A COCTE conta com uma equipe multidisciplinar, que desenvolve estudos sobre a evolução e funcionamento dos ecossistemas em diferentes escalas espaciais e temporais, e sobre a conservação e o uso dos ambientes e espécies amazônicos, seus potenciais e suas consequências.

Está organizada em duas linhas de pesquisa: Evolução, Estrutura e Funcionamento dos Ecossistemas, que inclui estudos de paleontologia, palinologia, estratigrafia e ecologia de ecossistemas; e Uso da Terra e Sustentabilidade, que engloba os estudos sobre o uso da terra e dos solos e seus efeitos sobre a biota; conservação e uso de recursos da fauna e da flora; bioprospecção e desenvolvimento de metodologias e tecnologias para uso dos ambientes e espécies amazônicos.

A COCTE mantém três coleções científicas: Fósseis; Palinologia e Soloteca. A coleção de fósseis é a que atrai mais atenção, por possuir exemplares de grandes vertebrados, como os de preguiças gigantes e crocodilianos.

A Coordenação também sedia e administra três dos laboratórios multiusuários do Museu Goeldi: o de Análises Químicas (LAQ), o de Microscopia Eletrônica (LME) e o de Análises Espaciais (UAS). Além desses, conta com cinco laboratórios setoriais (Laboratório de Modelagem Ecológica, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Sedimentologia, Laboratório de preparação de Fósseis e Laboratório de Palinologia) e administra o campus avançado do Pantanal (INPP).

Coordenador: Francisco Berredo

Localização:

Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi - Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia
Av. Perimetral, 1901, Belém, Pará, Brasil.
Caixa Postal: 399 – CEP: 66077-830