Você está aqui: Página Inicial > Palestra - Head muscle evolution in vertebrates. Confira os demais temas e datas!

publicado: 11/04/2019 11h00, última modificação: 30/04/2019 10h46

23 de abril | 14h

Tema: Sensoriamento remoto na alteração da paisagem.

Palestrantes: MSc. Bruno Ferreira – Laboratório de Sensoriamento Remoto/Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia/MPEG; Dra. Arlete Silva de Almeida – Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia/MPEG.

Resumo: O avanço das tecnologias e técnicas de processamento digital de imagens orbitais tem ampliado o uso do sensoriamento remoto em diversas áreas do ensino superior. Por esse motivo, compreender a utilização rigorosa dessas práticas pode favorecer o uso adequado das interpretações e análises espaciais. A palestra tem como objetivo expor a relação teórica do sensoriamento remoto no tema das alterações da paisagem, demonstrando as principais questões que envolvem as aplicações em imagens orbitais.

Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém/PA).

25 de abril | 15h

Tema: Solos e paisagens: Antártica a Amazônia.

Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa – Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia / Universidade do Oeste da Austrália.

29 de abril | 9h

Seminário Interdiálogos

Tema: Reforma Política: cultura e instituições.

Palestrante: Nathalia de Pina Silva - Mestranda em Ciência Política / Universidade Federal de São Carlos.

Resumo: A palestra discutirá o impacto político e social gerado pelo financiamento de campanhas eleitorais no Brasil e os recentes casos de corrupção envolvendo representantes de cargos públicos e empresas responsáveis por financiar essas campanhas. Todos esses casos acabam por chamar a atenção no sentido em que expõem as mazelas de um sistema político forjado pela prática do favor e pela dominação do poder econômico. A partir desses apontamentos, a cientista política, mestranda pela Universidade Federal de São Carlos, Nathalia de Pina Silva discutirá de que maneira as reformas políticas ocorridas no Brasil culminaram na atual legislação eleitoral brasileira.

Local: Sala de reuniões nº 2, da Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém/PA)

*Será emitido certificado.

Para mais detalhes, acesse o link.

29 de abril | 10h

Tema: Head muscle evolution in vertebrates.

Palestrante: Dra. Janine M. Ziermann – Howard University College of Medicine (EUA).

Local: Sala 10 do Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém/PA).

*A palestra será em inglês.