Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vozes indígenas em destaque no Museu Goeldi

Vozes indígenas em destaque no Museu Goeldi

Último dia da Programação pelo Mês dos Povos Indígenas será marcado por mesas de debate e palestra conduzidos por indígenas, além de atividades como mostra de cultura e pintura corporal
publicado: 19/04/2016 09h30, última modificação: 20/02/2018 16h15

Agência Museu Goeldi – Na próxima quarta-feira (20) será realizado o terceiro e último dia de programação pelo Mês dos Povos Indígenas no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Com o tema “Culturas indígenas na Amazônia: 150 anos de intercâmbio com o MPEG”, a programação começa às 9h, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi na Terra Firme, e tem entrada livre e gratuita.

A primeira atividade do dia será a palestra de Suzana Primo Caripuna “Experiência desde a aldeia Caripuna, até o Museu Goeldi”. A socióloga e técnica da Coordenação de Ciências Humanas da instituição falará sobre sua própria história como indígena caripuna no Museu Goeldi e apresentará alguns aspectos de seu trabalho nas reservas técnicas da Coordenação de Ciências Humanas.

Suzana, que trabalha há 29 do Museu, destaca os espaços de discussão na programação deste ano: “Ela é desenvolvida sempre com a presença dos povos indígenas, mas dessa vez existe um maior espaço para o debate e a fala. Cada um vai poder contar sua história e disso várias coisas vão surgir. E o Museu acompanha essa história”.

Programação – Após a palestra, acontece mais uma edição da Mostra da Cultura Kayapó, às 10h, com vídeos, danças, músicas, fotografias e pintura corporal. Às 10h30, o Campus de Pesquisa do Goeldi também recebe a feira de artesanato com a presença de artesãos de diferentes etnias indígenas.

A programação segue pela parte da tarde com a roda de conversa “150 anos de interação”, às 14h. São aguardados membros das etnias como a Kayapó, Aikanã, Kambeba e Munduruku, moradores da região metropolitana de Belém e outros pontos do estado do Pará. Pesquisadores do Goeldi atuarão como mediadores do debate.

As programações em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) são tradicionais no Museu Goeldi. Esse ano, a celebração se estendeu ao longo do mês, com atividades especiais nos dias 7, 14, 15, 16, 17 no Parque Zoobotânico e no dia 20, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi. O objetivo é destacar os intercâmbios entre os pesquisadores do da instituição e diferentes povos indígenas ao longo dos 150 anos do Goeldi, que é referência no estudo das culturas das sociedades amazônicas, valorizando as vozes e contribuições atuais dos indígenas para a construção do conhecimento sobre a região.

Texto: Uriel Pinho

Mês dos Povos Indígenas

“Culturas indígenas na Amazônia: 150 anos de intercâmbio com o MPEG”

Local: Campus de Pesquisa: Av. Perimetral, 1901, Terra Firme.

20/04 (quinta-feira)

Palestra: Experiência desde a aldeia Caripuna, até o Museu Goeldi.

Hora: 9h
Ministrante: Suzana Primo
Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa.

Mostra da Cultura Kayapó: vídeos, danças, músicas, fotografias e pintura corporal

Hora: 10h
Paulinho Payakan e representantes Kayapó
Local: Auditório Paulo Cavalcante e Bosquinho, Campus de Pesquisa.

Feira de Artesanato

Local: Bosquinho, Campus de Pesquisa.

Roda de conversa: 150 anos de interação

Hora: 14h
Representantes de comunidades indígenas. Mediação de pesquisadores do Museu Goeldi
Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa