Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visitantes ilustres

Visitantes ilustres

Museu Goeldi recebe pesquisadores britânicos nas comemorações dos 20 anos da Estação Científica Ferreira Penna, em Caxiuanã e Belém
publicado: 02/10/2013 09h30, última modificação: 15/08/2017 10h08

Agência Museu Goeldi – Na última segunda-feira, 30 de setembro, pesquisadores britânicos das Universidades de Oxford, Nottingham, Aberystwyth, Birmingham, entre outras instituições visitaram as instalações do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) em Belém. O grupo participa do seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”, que celebra os 20 anos de fundação da Estação Científica Ferreira Penna, base de pesquisas científicas do Museu Emílio Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã, Marajó, PA.  Durante a manhã, o grupo visitou o Parque Zoobotânico (PZB) e foi guiado pelo pesquisador Horácio Higuchi, da Coordenação de Museologia, e pela jornalista Jimena Felipe Beltrão, do Serviço de Comunicação Social.

Durante a visita, Sir Ghillean T. Prance afirmou que estava feliz em poder voltar a Belém e que o PZB não havia mudado tanto desde a sua última visita, há dez anos. Foi ele quem negociou, juntamente com o então Diretor do Museu Goeldi e já falecido Guilherme de La Penha, o investimento britânico para que se estabelecesse na Flona de Caxiuanã a Estação Ferreira Penna,

Após o almoço com o Diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr, o grupo foi ao Campus de Pesquisa. Guiados pela pesquisadora Helena Lima, da Coordenação de Ciências Humanas, tiveram a oportunidade de conhecer a Reserva Técnica e a Coleção Arqueológica do MPEG. Todos ficaram impressionados com as urnas funerárias marajoaras com cerca de 1 metro de altura cada.

Os visitantes também conheceram o Herbário do MPEG. Fundado em 1895 pelo botânico suíço Jacques Huber, é a principal coleção da Coordenação de Botânica da instituição, o primeiro da região amazônica e o terceiro mais antigo do Brasil. Contém 181.705 amostras de plantas desidratadas. Durante a visita, guiada pelo curador do Herbário, Ricardo Secco, e pela Chefe da Coordenação de Botânica, Anna Luisa Ilkiu Borges, os pesquisadores puderam observar a diversidade botânica amazônica e Sir Ghillean T. Prance reviu algumas das espécies nomeadas em sua homenagem.

Após a visita, o grupo britânico juntou-se aos pesquisadores do Museu Goeldi e viajaram para Melgaço (PA), onde está a Estação Ferreira Penna.

A visita abriu a programação do Seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”, realizado em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). Hoje acontece o painel de abertura do  com o tema Explorando possibilidades de cooperação científica e tecnológica. Amanhã, dia 2, o grupo visita os experimentos do MPEG na Floresta Nacional de Caxiuanã e retorna para Belém. O evento acontece até 4 de outubro. Saiba mais sobre a programação aqui.

Serviço: Seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”, de 30 de setembro a 4 de outubro, em Belém e Caxiuanã. Local das mesas de discussões: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, Parque Zoobotânico do MPEG. Local dos minicursos: Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Texto: Lucila Vilar.