Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um livro aberto, em páginas de concreto
conteúdo

Agência de Notícias

Um livro aberto, em páginas de concreto

“Café com Ciência” da próxima quarta (08) traz palestra sobre as relações dos espaços das cidades com as artes urbanas. Evento do Museu Goeldi tem entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
publicado: 06/02/2017 09h00, última modificação: 19/02/2018 14h24

Agência Museu Goeldi - Paredes, muros, postes, grades, passarelas, escadarias. A vida nas grandes cidades é cheia de idas e vindas, passagens e barreiras, que servem não apenas de caminho e abrigo, mas de suporte para as mais diversas mensagens.

A palestra do “Café com Ciência” da próxima quarta-feira (08/02) discute manifestações como pixos, grafites, cartazes e pinturas que captam muitos dos problemas das grandes cidades do mundo e ajudam a construir novas paisagens. A palestra “Arte nos muros das cidades: ação, resistências e experiências artístico-educativas” será apresentada pela pesquisadora Elis de Araújo Miranda, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e começa às 15h. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

Graffiti – O ponto de partida da palestra são os registros de obras expressas em grafite, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), em agosto de 2016. Serão discutidas as diferenças que existem entre o grafite e demais formas de expressão artística e como, com essa linguagem, contam-se histórias de um lugar, apresentam-se seus mitos de origem, expressa-se a evolução histórica e expõem-se problemas sociais como a o racismo, a homofobia, a pobreza, transformando a cidade em um livro, um texto que pode ser lido, analisado e interpretado.

Outro objetivo é reconhecer a rua como espaço didático de vivências, aprendizados e transformação da cidade e destacar os artistas como sujeitos da ação e da resistência às ordens impostas.

Palestrante – A Dra. Elis de Araujo Miranda coordena o Laboratório Cultura, Planejamento e Representações Sociais (LabCult) da UFF, que desenvolve pesquisas sobre a leitura das paisagens, sejam paisagens urbanas, imagens de paisagens ou descrições em produções literárias. Os pesquisadores do laboratório já fotografaram cidades no Brasil, em países latino-americanos e na Europa. Elis Miranda tem graduação em Geografia e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem também doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, faz pós-doutorado no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA).

Café com Ciência - Organizado periodicamente pela Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, o Café com Ciência promove o encontro de especialistas com um público diverso. A proposta é debater questões atuais de relevância social de forma descontraída – cada participante leva algo para compartilhar no lanche ao final do encontro. Não é necessária inscrição prévia e as palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados.

Texto: Uriel Pinho, com informações da organização do evento