Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Último dia do Seminário do Programa de Capacitação Institucional no Goeldi

Último dia do Seminário do Programa de Capacitação Institucional no Goeldi

Nesta quinta-feira serão apresentados trabalhos sobre as temáticas de biodiversidade, sociodiversidade e tecnologia da informação na Amazônia. Ao final, os destaques da V edição do evento serão premiados
publicado: 20/03/2014 15h15, última modificação: 28/08/2017 13h22

Agência Museu Goeldi - As apresentações das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas que atuam no Museu Paraense Emílio Goeldi no período de 2012-2013 estão em fase final. O V Seminário do Programa de Capacitação Institucional do MPEG  se estende até a tarde de quinta-feira (20). Com o tema Integrando Pesquisa, Inovação e Comunicação da Ciência, o último dia terá dezoito apresentações de trabalhos sobre biodiversidade, sociodiversidade, tecnologias de informação e comunicação e gestão de acervos científicos na Amazônia. O evento inicia às 8h no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG.

Dois anos de pesquisa resultaram em estudos importantes sobre a herança cultural da Amazônia. Um dos exemplos é a pesquisa da bolsista da Coordenação de Ciências Humanas Nandra Ribeiro Silva, que voltou sua atenção para a documentação de línguas indígenas que correm o risco de desaparecer. No painel “Documentação padronizada de línguas indígenas: estudos de classificação, indexação e dicionarização”, a orientanda da linguista Ana Vilacy Galúcio detalha o esforço de organização padronizada das línguas Wayoro, Puruborá e Sakurabiat.

Outra pesquisa abordou a importância dos parques ambientais em Belém, buscando caracterizar a paisagem desses espaços e a estrutura dos fragmentos florestais da região metropolitana. Orientada pelo ecólogo Leandro Valle Ferreira, a bolsista da Coordenação de Botânica, Priscilla Prestes Chaves, aponta que espaços bastante conhecidos pela população local tiveram resultados preocupantes com tamanhos pequenos e alto grau de isolamento do entorno, como é o caso do Bosque Rodrigues Alves. Segundo a pesquisa intitulada “A importância dos Parques Ambientais Urbanos do município de Belém para a conservação da biodiversidade”, o Parque Estadual do Utinga e o Parque Ecológico de Belém são os que se encontram em melhor situação.

No estudo “Desenvolvimento de uma rede de sistema de informação gerencial e confiável para o Censo da Biodiversidade da Amazônia”, Delano Campos de Oliveira detalha o processo de implementação do Censo da Biodiversidade, sistema funcional implementado desde 2012 que reúne informações das espécies amazônicas. O trabalho foi feito em parceria entre a Coordenação de Pesquisa e Pos-Graduação e o Serviço de Tecnologia da Informação e orientado por Marcos Paulo Alves de Sousa.

Para consultar a programação completa do V Seminário PCI clique aqui.

Reconhecimento – Este ano, o Museu Goeldi, em parceria com a empresa Sol Informática, premiará as pesquisas de maior destaque do Programa. Após o encerramento das apresentações, nesta quinta-feira, os três melhores trabalhos recerão um notebook (1º lugar), custeio de passagem aérea para evento científico (2º lugar) e tablet (3º lugar).

Serviço

O Seminário do Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi acontece até o dia 20 de março de 2014, de 8h às 17h, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, nº 1901).

Texto: Kamila Nascimento