Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ufopa e Museu Goeldi lançam livros pedagógicos sobre arqueologia

Ufopa e Museu Goeldi lançam livros pedagógicos sobre arqueologia

Professores dos ensinos fundamental e médio ganham nova ferramenta de trabalho para aperfeiçoar suas formas de lecionar e inspirar os alunos na valorização da história regional
publicado: 29/01/2018 14h55, última modificação: 29/01/2018 14h55
Exibir carrossel de imagens Aquarela de Mário Barata

Aquarela de Mário Barata

Agência Museu Goeldi – Quatro livros didáticos e kits pedagógicos foram lançados em Satarém (PA), na última sexta-feira (26), como resultado do programa de extensão “Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia”, executado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Museu Paraense Emílio Goeldi.

Capa do Guia Arqueológico do Parque Estadual Monte AlegreAs publicações “Arqueologia e suas aplicações na Amazônia”; “Uma Santarém mais antiga sob o olhar da Arqueologia”; “Descobrindo a Arqueologia”; e “Guia Arqueológico do Parque Estadual de Monte Alegre” vão municiar professores dos ensinos fundamental e médio nas suas atividades de ensino.

Livros – Arqueóloga do Museu Goeldi, principal referência em arte rupestre na Amazônia e integrante do programa, Edithe Pereira destaca que as obras foram criadas para aproximar os escolares da realidade de trabalho do arqueólogo. “A proposta é levar para as pessoas o que um arqueólogo faz, o que ele pesquisa e levar o aluno a conhecer um pouco da arqueologia na Amazônia”, explica.

Segundo Anne Rapp Py-Daniel, arqueóloga da Ufopa e coordenadora do programa, o conteúdo dos livros apresenta os resultados mais recentes de pesquisas interdisciplinares: “Através do material produzido, desejamos abordar temas sobre a realidade amazônica, a história e a arqueologia, que ainda são pouco tratados nas escolas por falta de recursos didáticos".

As obras que acabam de ser lançadas em Santarém foram elaboradas no ano passado, para servir de base durante os cursos de qualificação oferecidos pelo programa aos professores de ensino fundamental e médio da região Oeste do Pará durante o mês de novembro. Ao longo do processo, os participantes foram instruídos a utilizar os conhecimentos ali adquiridos em prol do ensino e valorização da história local.

Gratuitos, os livros foram disponibilizados online após o lançamento e versões impressas serão doadas para escolas e professores da rede pública de ensino, além de institutos e discentes de Arqueologia.

Livros Arqueologia nas escolas - histórias da AmazôniaArqueologia nas escolas – Derivado da parceria entre a Ufopa e o Museu Goeldi, com financiamento do Programa de Apoio à Extensão Universitária, o projeto surgiu da junção entre a vontade de pesquisadores em compartilhar seus conhecimentos e a necessidade de estimular o diálogo sobre história e antropologia no âmbito educacional. Além de beneficiar alunos de ensino médio e fundamental, o programa também integrou discentes de diferentes cursos de graduação em todas as etapas da extensão. Ao longo do curso, os participantes foram treinados para utilizar os conhecimentos adquiridos pelas quatro obras no intuito de contribuir para o ensino e sensibilização de visitantes e moradores da região do oeste do Pará quanto à história regional e a importância de preservar o acervo milenar de arte rupestre.