Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simpósio Uniciência começa nesta terça-feira (26) na UFRA

Simpósio Uniciência começa nesta terça-feira (26) na UFRA

Direcionado para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e aberto para a comunidade em geral, o evento busca mostrar aos participantes a importância da ciência e suas aplicações nas áreas rurais.
publicado: 25/11/2019 14h53, última modificação: 06/12/2019 13h58

Agência Museu Goeldi Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por profissionais da área das engenharias de Pesca, Ambiental e Energias Renováveis, Cartográfica e de Agrimensura terá uma boa oportunidade nesta semana. De terça (26) a quinta-feira (28), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) realizam o I Simpósio Uniciência. Com o tema “o caminho da ciência do hoje para o amanhã”, o evento proporcionará aos participantes a chance de vivenciar de perto a rotina de pesquisadores de ambas as instituições, por meio de palestras interativas e atividades práticas.

Apesar de ter como público alvo alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio de escolas públicas, o simpósio é aberto à comunidade em geral. A ideia inicial era inserir jovens indicados pelo Ponto de Memória da Terra Firme, um dos primeiros estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A criação do Ponto é o resultado da boa relação de diálogo e cooperação do bairro com o Museu Goeldi, iniciada desde a década de 80 e que dura até hoje.

“O evento é de suma importância para a comunidade, pois mostra a importância da universidade na vida do estudante e exibe na prática a ação desses profissionais, incentivando o ingresso dos participantes em umas das maiores universidades rurais do Brasil, que é a UFRA, assim como a divulgação e integração da ciência através de profissionais do Museu Goeldi”, explica Helena Quadros, orientadora da coordenação do simpósio.

O Simpósio Uniciência ocorrerá no Anfiteatro do Instituto Ciberespacial (ICIBE), no Prédio Central da UFRA, das 8h às 11h30. As escolas que queiram participar podem entrar em contato pelo e-mail hquadros@museu-goeldi.br ou pelo telefone 98028-7281. No caso de inscrições individuais, o procedimento deve ser acrescido do formulário de inscrição, devidamente preenchido.

Programação – A programação será dividida entre partes teóricas e práticas. Na terça-feira (26), serão cinco palestras onde os participantes poderão conversar pessoalmente com os pesquisadores de cada área. A primeira será ministrada por Rosália Furtado Cutrim, coordenadora do curso de Engenharia de Pesca da UFRA. Em seguida, será a vez de representantes da Armando Aquários apresentarem o mercado do aquarismo para o público. Sucedendo, Samara dos Anjos e Júlio Araújo, ambos graduandos de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, falarão mais sobre o curso. Ainda da Universidade Rural, o professor Glauber Tadaiesky explica um pouco sobre o curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. Já o Museu Goeldi participa de duas palestras com as pesquisadoras Lourdes Ruivo e Cristina Senna, ambas da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia da instituição.

A quarta-feira (27) será dedicada a atividades de campo. Coleta de organismos aquáticos, técnicas de laboratório e aquicultura, apresentação de aparelhos, processamento de dados e apresentações de softwares (ArcGis, QGis e Envi) estão entre os temas tratados no dia.

Finalizando a programação, na quinta-feira (28) haverá confecção e apresentação de diversos tipos de mapas (coroplético, Isaritmico, Fluxo), mediações de energia fotovoltaica e caça ao tesouro. No mesmo dia também será realizada a oficina "Bioeconomia: uma amostra do futuro", que visa promover a consciência ecológica e uma educação sustentável.

É importante destacar que para as atividades práticas não será permitido o uso de bermudas, shorts, saias, sandálias e vestidos. O recomendado é que os participantes utilizem calças compridas e sapatos fechados. O procedimento é para prevenção de acidentes com produtos químicos e insolação. A organização do evento também pede que os alunos levem seus copos ou garrafinhas para o consumo de água.

Mais informações sobre a programação podem ser vistas abaixo.

Texto: Karolina Pavão

Serviço | I Simpósio Uniciência: O caminho da ciência do hoje para o amanhã

Data: 26 (terça-feira) a 28 (quinta-feira), das 8h às 11h30

Local: Anfiteatro do Instituto Ciberespacial (ICIBE), no Prédio Central da UFRA