Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário na UFPA vai apresentar pesquisas em Bioantropologia
conteúdo

Agência de Notícias

Seminário na UFPA vai apresentar pesquisas em Bioantropologia

Na programação, a doutora em Bioantropologia e bolsista do Museu Goeldi, Cláudia Cunha, vai conduzir um minicurso sobre o tema
publicado: 16/09/2016 16h45, última modificação: 21/02/2018 14h41

Agência Museu Goeldi – O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA) realizará o II Seminário de Bioantropologia. O evento vai acontecer nos próximos dias 26 e 27 de setembro no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), no Campus Básico da instituição.

Cláudia Cunha, doutora em Antropologia e bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) compõe o corpo de especialistas do seminário.

Cláudia Cunha tem doutorado em Antropologia Biológica pelo Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. A ênfase de seus estudos está nas áreas de Arqueologia Pré-Histórica e de Antropologia Biológica, especialmente em Paleobiologia e Antropologia Dentária. A pesquisadora atua na Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Goeldi.

Dentro da programação do seminário, a antropóloga é uma das organizadoras do minicurso “Introdução à Bioantropologia”, que acontecerá no dia 27, a partir de 13 h.   O minicurso vai abordar a origem e conceitos básicos de Bioantropologia, Paleoantropologia e Variabilidade Humana, Genética Antropológica, entre outros temas.

O II Seminário de Bioantropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA) é aberto a todos os públicos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço bioantropologiaufpa@gmail.com.

O que é Bioantropologia? - Vertente em crescimento nos estudos sobre o ser humano, a Antropologia Biológica ou Bioantropologia analisa os processos evolutivos e adaptativos bioculturais. A relação com o ambiente natural desde os ancestrais primatas até as populações humanas contemporâneas é outro foco de seus interesses.

Os estudos em Bioantropologia podem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas relativas a um amplo leque de áreas, que vão desde questões de nutrição e determinantes sociais em saúde em populações vulneráveis, passando pela relação entre genética, ambiente e a emergência de doenças agudas e crônicas, questões de bioética até a Antropologia Forense.

Serviço

II Seminário de Bioantropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA

Data: 26 e 27 de setembro de 2016
Horário: 8h30 às 18h
Local: Auditório do PPGA/UFPA (Prédio Anexo do IFCH, ao lado da Secretaria), Campus Básico, UFPA - Guamá.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço bioantropologiaufpa@gmail.com

Texto: João Cunha