Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário debate tecnologias e inovação para educação
conteúdo

Agência de Notícias

Seminário debate tecnologias e inovação para educação

Museu Goeldi promove workshop em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
publicado: 05/06/2014 13h45, última modificação: 31/08/2017 11h35

Agência Museu Goeldi – Tem início na próxima segunda-feira, 9, o Workshop “Meio Ambiente, Tecnologias e Inovação para a Educação”, promovido pelo Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico, vinculado ao Serviço de Educação e Extensão Cultural do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O evento acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e será voltado para estudantes de graduação, professores e interessados no tema. A programação conta com especialistas em meio ambiente, educação e computação, compartilhando conhecimentos durante três dias no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG.

A coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Goeldi, Maria Emilia da Cruz Sales faz a abertura do seminário às 13h30 do dia 9. Às 14h, Maria das Graças Ferraz Bezerra (MPEG) ministra a palestra “As ações do Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental do Museu Goeldi”. O NIT/MPEG foi criado para proteger os resultados das pesquisas desenvolvidas pela mais antiga instituição científica da Amazônia e, em 2005, originou o Núcleo de Propriedade Intelectual do Museu Goeldi.

O primeiro dia de workshop tem ainda a palestra “Meio Ambiente: uma experiência em Ananindeua, PA”, de Mônica Ribeiro, professora técnica em educação ambiental.

Dia 10, às 13h30, o professor Elinaldo Azevedo, coordenador do curso de graduação em Jogos Digitais do Instituto de Ensino Superior da Amazônia (IESAM), apresenta a palestra “Jogos Digitais Paraenses”. Em seguida, alunos do curso comandam “Equipe Hollow sobre o seu PI e construção de jogos 2D Hollow: Tears of Ink – A criação da ideia e seu desenvolvimento”.

Mais tarde, às 15h30, Igor Alves Quadros, cientista da computação e graduando em Jogos Digitais, e o estudante, também de Jogos Digitais, Potyguara Ferreira ministram a oficina “Gabriel no Mundo da Física”. Nas palestras, serão disponibilizados protótipos jogáveis que poderão ser testados pelos participantes do seminário.

O último dia de workshop, dia 11, às 13h30, traz Evandro Ladislau, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PA), para a palestra “Rede de Tecnologia Social”. Ladislau tem experiência na área de Serviço Social, principalmente em assessoria de movimentos sociais, desenvolvimento municipal, elaboração de diagnóstico socioambiental e plano de desenvolvimento municipal.

Às 15h, o chefe do Serviço de Tecnologia da Informação (STI) do Museu Goeldi, Marcos Paulo Alves de Sousa expõe “Jogo sobre o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi”. Marcos Paulo é cientista da computação com doutorado em engenharia elétrica na área de computação aplicada.

A última palestra da programação acontece às 16h e será “Tecnologia e inovação na formação de professores”, da professora Maria Ludetana Araújo, professora adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Serviço

Workshop Meio Ambiente, Tecnologias e Inovação para a Educação. De 9 a 11 de junho, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, à Avenida Perimetral, 1901, Belém. Inscrições: 1kg de alimento não-perecível. Mais informações (91) 3182 – 3219. 

Texto: Júlio Matos