Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário debate História das Ciências na Amazônia

Seminário debate História das Ciências na Amazônia

Promovido pelo Museu Goeldi, pela Universidade Federal do Pará e pelo Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz do Amazonas, o evento procura debater as conexões da Ciência da Amazônia com o mundo e incentivar novas pesquisas e intercâmbios
publicado: 09/11/2015 18h30, última modificação: 08/03/2018 11h17

Agência Museu Goeldi – A História das Ciências é uma área do conhecimento que ajuda na compreensão das variáveis institucionais, políticas e culturais que afetam o trabalho das pessoas que fazem ciência e seus resultados ao longo do tempo. Nos dias 11 e 12 de novembro acontece o “II Seminário de História das Ciências na Amazônia: o Conhecimento entre o Local e o Global”, no auditório do CAPACIT, Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Confira a programação clicando aqui

O evento é organizado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), pela UFPA e pelo Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz, do estado do Amazonas, com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA). O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

O objetivo do Seminário é debater as conexões globais da ciência realizada na Amazônia ao longo da história. O evento também busca ressaltar as pesquisas realizadas no Pará, incentivar novas investigações sobre o desenvolvimento das ciências na região amazônica, promover o intercâmbio de pesquisadores e instituições e contribuir para a localização e preservação de acervos e fontes relacionados à Amazônia.

História das Ciências -  Os dois últimos encontros nacionais, promovidos pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (São Paulo, 2012 e Belo Horizonte, 2014), contaram com quase mil participantes cada. A expansão da área no Brasil nos últimos 15 anos também pode ser vista no incremento de cursos de pós-graduação, na inserção de mestres e doutores em instituições de ensino e pesquisa, na criação de periódicos especializados e na instalação de um comitê de área específico dentro do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Desde 2010, a região Amazônica conta com Grupo de Pesquisa em História das Ciências na Amazônia, com linhas de pesquisa multidisciplinares e integrantes situados em vários estados brasileiros. Esse grupo promoveu, em 2012, o primeiro “Seminário de História das Ciências na Amazônia”, no Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz, em Manaus.

Amazônia - Doutor em História das Ciências e da Saúde e um dos líderes do grupo, o tecnologista do MPEG Nelson Sanjad destaca que a História das Ciências é uma disciplina fundamental para a compreensão da Amazônia no mundo, já que a própria região foi fundamental para o desenvolvimento das ciências: “Desde o século XVIII a Amazônia esteve na rota das grandes expedições científicas, a partir das quais as ciências naturais e sociais foram construídas. As informações científicas, os dados físicos, os espécimes e os artefatos coletados na Amazônia nos últimos três séculos, assim como os coletados em outros biomas do mundo, estão na origem das atuais concepções de biodiversidade e sociodiversidade”.

Para ele, há um grande potencial do Museu Goeldi para estudos históricos da ciência, não apenas em função do acervo científico, mas também do bibliográfico e arquivístico que a instituição acumula em seus quase 150 anos de atuação.

“Esse potencial já tem sido explorado, mas há espaço e condições para iniciativas se multiplicarem, sobretudo por meio da associação com instituições que também têm interesse na História da Ciência, como a Fundação Oswaldo Cruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e, mais recentemente, o Programa de Pós-Graduação em História da UFPA. Foram essas as instituições que se uniram e formaram o Grupo de Pesquisa em História das Ciências na Amazônia, cuja liderança é do Museu Goeldi e do Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz, em Manaus.”

Programação - Estão previstas a realização de quatro mesas-redondas e duas sessões de comunicações de alunos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará. Ao todo, serão apresentados 30 trabalhos. Entre os participantes de outros estados, estão alguns dos principais historiadores da ciência brasileiros, como Jaime Benchimol (Fiocruz-RJ), André Felipe Cândido da Silva (Fiocruz-RJ), Dominichi Miranda de Sá (Fiocruz-RJ), Rômulo de Paula Andrade(Fiocruz-RJ), Júlio Cesar Schweickardt (Fiocruz-AM) e Peter Schröder (UFPE).

Em 2017, será realizado pela primeira vez no hemisfério sul o 25º Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia, que acontece no Rio de Janeiro. O seminário se insere nesse movimento simultâneo de expansão da área e de qualificação da pesquisa realizada no Brasil, especialmente na região amazônica, com vistas a viabilizar a projeção internacional da comunidade local e a criação de expertise em história das ciências e suas áreas afins (inovação, política científica, saúde pública etc.)

Texto: Uriel Pinho, com informações da organização do evento

Serviço

Data: 11 e 12 de novembro

Local: Auditório do CAPACIT/UFPA, Campus do Guamá. Rua Augusto Corrêa, nº 1, Guamá – Belém (PA)

Público-alvo: Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, organizações governamentais e não governamentais interessadas em ciência e em política científica e tecnológica.

Não há necessidade de inscrição prévia. Os certificados serão expedidos sob demanda.