Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Iniciação Científica foca em necessidades dos amazônidas
conteúdo

Agência de Notícias

Seminário de Iniciação Científica foca em necessidades dos amazônidas

Pesquisas de bolsas PIBIC do Museu Goeldi adotam metodologia participativa e união de saberes científicos e populares para o desenvolvimento da região
publicado: 25/06/2015 11h45, última modificação: 23/02/2018 10h21

Agência Museu Goeldi – Fazer ciência é conjugar saberes. Olhar, perceber e construir junto o conhecimento. Encontrar caminhos para políticas públicas e para um desenvolvimento consciente das necessidades da região de análise. Essa é a visão e o espírito do XXIII Seminário PIBIC do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), que será realizado entre os dias 29 de junho e 3 de julho. Bolsistas de iniciação científica da instituição irão apresentar resultados de suas pesquisas. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos.

Amazônia para o amazônida - Que tal analisar a diversidade de aranhas na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Marajó? Ou um estudo sobre a flora rupestre das cangas da Serra dos Carajás? Ou sobre a trajetória históricae o uso de terras pelas populações tradicionais em paisagens costeiras do Pará? Talvez investigar a prática social de lazer no litoral pesqueiro do estado? Todas essas pesquisas existem, são desenvolvidas por estudantes de graduação com orientação de especialistas do Museu Goeldi e estarão no seminário PIBIC desse ano.

No total, serão expostos 95 resultados de estudos científicos. Tradicionalmente, o evento está estruturado em sessões temáticas que representam os campos de conhecimentode zoologia, botânica, ciências da terra, ecologia, arqueologia, antropologia, inovação e tecnologia da informação. Trata-se de projetos centrados na Amazônia, buscando a integração dos saberes e metodologias que privilegiem a participação do universo e dos residentes das áreas estudadas.

Para obiólogo da Coordenação de Zoologia do Goeldi, Alberto Akama, a procura por uma visão mais integral e agregadora, que leve em consideração os anseios locais, vai servir de “bússola moral para os futuros pesquisadores que trabalham na Amazônia”. “Em consonância com esses ideais, o Museu Paraense Emílio Goeldi, no XXIII Seminário de Iniciação Científica busca contribuir para a formação das novas gerações que irão determinar o destino futuro da região com a maior biodiversidade do mundo”, escreve o pesquisador no documento de apresentação do seminário PIBIC.

Seminário PIBIC -O evento é realizado anualmente e conta com a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Museu Goeldi. Além das apresentações orais e painéis, a programação vai ter a palestra de abertura, no dia 29, “Pesquisa-Ação como Ciência Solidária: Alternativas para o Desenvolvimento da Amazônia”, ministrada pelo professor Carlos Alberto Cioce Sampaio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Confira a programação completa clicando aqui.

Texto: João Cunha

XXIII Seminário PIBIC: “A metodologia participativa como estratégia para desenvolvimento e conservação da Amazônia”.

Período: de 29 de junho a 3 de julho

Local: Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emilio Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém-PA)