Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de História das Ciências na Amazônia recebe resumo de trabalhos
conteúdo

Agência de Notícias

Seminário de História das Ciências na Amazônia recebe resumo de trabalhos

O evento será realizado de 11 a 13 de novembro em Belém e os interessados têm até dia 31 de outubro para se inscrever gratuitamente e online. O Grupo de Pesquisa História das Ciências na Amazônia realiza o seminário e conta com apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará e Fundação Oswaldo Cruz.
publicado: 08/10/2019 13h13, última modificação: 08/10/2019 13h13

Agência Museu Goeldi – Durante os dias 11 e 13 de novembro, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém, sedia o 3º Seminário de História das Ciências na Amazônia, e os interessados em apresentar seus trabalhos científicos têm até 31 de outubro para enviar seus resumos, que deve ser feito online e é gratuito. O evento, que também está aberto à participação de ouvintes, é realizado pelo grupo de pesquisa História das Ciências na Amazônia, com apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará e Fundação Oswaldo Cruz.

Estão previstas oito mesas-redondas e duas sessões de comunicações, organizadas a partir de nove linhas de pesquisa: Amazônia no pensamento social; Ciência, patrimônio e público; Ciência, território e política; Conhecimento científico e etnoconhecimento; Instituições e cientistas/intelectuais; Memória, saúde e doença; Narrativas e iconografia; Políticas públicas e discurso médico-científico; e Viagens e viajantes. Na edição deste ano, a programação celebra o centenário da Faculdade de Medicina do Pará, a primeira em seu gênero na região Norte e a oitava a ser criada no Brasil.

O grupo de pesquisa é constituído por 21 estudiosos de diversas instituições do Brasil e de Portugal e, com o evento, pretende promover um intercâmbio de ideias e experiências entre especialistas da área da História das Ciências.

Grupo de pesquisa – Liderado por Nelson Sanjad (SEIDO/MPEG), doutor em História das Ciências e da Saúde, o grupo de pesquisa tem como foco dar visibilidade para as pesquisas históricas sobre a Amazônia e incentivar o desenvolvimento de novas investigações sobre a história das ciências na região, assim como suas múltiplas relações disciplinares, como Antropologia, Geografia, Botânica, Zoologia, Geologia, entre outras.

Criado em 2010, o grupo também visa integrar a disciplina História das Ciências nas instituições de ensino e pesquisa regionais, além de criar instrumentos para o intercâmbio entre pesquisadores e instituições que trabalham com o tema, por meio de seminários e publicações conjuntas.

Os pesquisadores que compõem o grupo ainda buscam contribuir para a localização e preservação de acervos e fontes históricas relacionados ao tema. E, em especial, o grupo visa a formação de novos pesquisadores na área, o incremento da produção científica e a divulgação de fontes relacionadas à prática científica na Amazônia.

 

Serviço | 3° Seminário de História das Ciências na Amazônia

Data: 11 a 13 de novembro

Período para inscrição e submissão de trabalhos: até 31 de outubro, pelo site do evento.

Linhas de pesquisa: Amazônia no Pensamento Social; Ciência, patrimônio e público; Ciência, território e política; Conhecimento científico e etnoconhecimento; Instituições e cientistas/intelectuais; Memória, saúde e doença; Narrativas e iconografia; Políticas públicas e discurso médico-científico; e Viagens e viajantes.

Local: Auditório Paulo Cavalcante, localizado no Campus de Pesquisa do MPEG  - Av. Perimetral, 1901, bairro da Terra Firme.

Mais informações: 3shca2019@gmail.com ou acesse o site.