Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana dos Povos Indígenas no Museu Goeldi

Semana dos Povos Indígenas no Museu Goeldi

Programação conta com trilha interpretativa para público escolar e curso de plumária para a terceira idade
publicado: 17/04/2014 09h00, última modificação: 28/08/2017 14h03

Agência Museu Goeldi – A Semana dos Povos Indígenas, evento de tradição no Museu Paraense Emílio Goeldi, comemora o Dia do Índio com uma semana repleta de atividades para festejar os primeiros moradores da Amazônia. A programação inclui oficinas de confecção de adornos plumários e trilha interpretativa, além do lançamento do catálogo Me à yry Tekrejarôti-re – os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas, uma publicação organizada pelo Museu Goeldi, programada para o dia 24 de abril. As atividades são organizadas pelas Coordenações de Ciências Humanas e de Museologia do Emílio Goeldi, com o apoio do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.

Curso para terceira idade – A Semana dos Povos Indígenas inica com o Curso de Plumária, inspirado nos exemplares da Reserva Técnica Etnográfica Kurt Nimuendajú (MPEG). Rubens Moura e Filomena Secco, coordenadora do Projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade”, são os responsáveis pela ação.

A atividade acontece no dia 22 de abril, pela manhã, na Coleção Didática do SEC. Serão usadas penas de várias cores e tamanhos. O objetivo da atividade é divulgar o conhecimento indígena através da confecção de adornos plumários.

Trilha interpretativa – Puroborá é um povo Tupi, residente em Rondônia, e que vive um momento histórico de luta pelo reconhecimento e valorização de sua identidade, além da retomada de sua terra tradicional. A Semana dos Povos Indígenas apresenta a fauna do Parque Zoobotânico por meio de uma trilha interpretativa com palavras do vocabulário Poruborá.

A trilha é composta por espécies da fauna amazônica, como a onça; jacaré-açu; jacaré-tinga; arara azul; tucano; gavião real; urubu-rei; jabuti; anta; macaco coatá; arara vermelha e o mutum. A Trilha dos Puroborá acontece no período de 29 a 30 de abril e podem participar grupos de até 25 pessoas. É uma programação direcionada para turmas escolares, do 3º ano até o ensino médio, que poderão fazer agendamento prévio com o Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop) do Serviço de Educação, pelo telefone (91) 3182 – 3219 ou pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br. Os responsáveis pela trilha são Ana Cláudia Silva e Helena Quadros, do Nuvop.

A trilha interpretativa utiliza informações que provém da pesquisa linguística com o povo Puroborá realizada por Ana Vilacy Galúcio, pesquisadora da Coordenação de Ciências Humanas do Museu,Goeldi. Com a participação do povo indígena, Vilacy escreveu uma cartilha com os nomes de animais amazônicos. As informações foram obtidas junto aos idosos com intuito de resgatar, documentar e divulgar junto ao grupo indígena a memória desse povo amazônico, cuja língua está ameaçada de extinção.

Leia mais sobre a programação da Semana dos Povos Indígenas do Museu Goeldi.

Semana dos Povos Indígenas do Museu Paraense Emílio Goeldi:

De 22 a 30 de abril de 2014, de 9 às 17h, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Trilha interpretativa, Feira de artesanatos, Mostra fotográfica, Oficinas de pintura corporal e plumária, Lançamento do livro sobre os Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas.

Texto: Silvia de Souza Leão