Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Selo Postal faz homenagem à arte rupestre

Selo Postal faz homenagem à arte rupestre

Pesquisadora do Museu Goeldi, durante cerimônia de lançamento,reforça a importância dos selos para os tempos atuais
publicado: 14/08/2013 15h15, última modificação: 15/08/2017 08h57

Agência Museu Goeldi – O lançamento do Selo Postal “A história contada na Pedra” evento ocorrido no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, na última terça-feira, 13, deu início às comemorações do aniversário do Parque Zoobotânico, que ocorre nesta quinta-feira, dia 15. Trata-se de emissão especial da Agência Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), que reconhece a importância dos registros de populações antigas na região amazônica ao mesmo tempo em que divulga a arte rupestre de Monte Alegre, no Pará. Com uma tiragem de 540 mil exemplares, o selo tem lançamento em várias cidades amazônicas, além de Belém e Monte Alegre, Boa Vista/RR e Manaus/AM.

Os Correios perpetuam, por meio da emissão de selos postais, as datas e os eventos relevantes no contexto das instituições nacionais. São mais de 1000 pedidos de lançamentos de selos que chegam à Agência por ano. Dentre eles, cerca de 30 temas são escolhidos. Dessa forma, o Pará tem sido privilegiado, pois “A história contada na Pedra” é o segundo dos três que homenageiam o estado e foram lançados nos últimos dois anos, sempre no mês de agosto, quando se comemora o aniversário do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi e a data da Adesão do Pará à Independência. Em 2012, o Museu ganhou reconhecimento em série de selos sobre “Fitoterapia Brasileira – Plantas medicinais – Saber Popular”

Autor do projeto gráfico do selo, o arquiteto e aquarelista Mario Baratta, e a coordenadora do Projeto, a arqueóloga Edithe Pereira, destacaram a importância da emissão do selo para a pesquisa e para a região.

Na cerimônia, o Diretor do Museu Goeldi, Dr. Nilson Gabas Jr., foi representado por Wanda Okada, Coordenadora de Comunicação e Extensão. Dentre os convidaram, estiveram presentes Dorotéa Lima, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-Pa) e Fernando Silva, representante dos Correios.

Okada agradeceu aos participantes do evento, bem como a todos os envolvidos no projeto arqueológico do Museu e no lançamento do selo. Na oportunidade, anunciou as atividades comemorativas do aniversário do MPEG, que em 6 de outubro completa 147 anos de existência. Uma das atividades anunciadas é uma exposição no Stichting Surinaams Museum (SSM), Paramaribo, no Suriname, que contará com acervos do Museu Goeldi. O evento internacional inicia em 17 de agosto e é resultado do projeto “Museus da Amazônia em Rede”, que reúne o Goeldi, o museu do Suriname e o Musée des Cultures Guyanaises (MCG), em Caiena.

Estudantes do Clube do Pesquisador Mirim (projeto educacional do MPEG) e do Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo também participaram da solenidade. Um deles foi Everton Espírito Santo, estudante do ensino médio do “Nossa Senhora do Carmo” participou da cerimônia de carimbo e colagem do selo.

Quem deseja saber mais sobre o assunto do selo – a arte rupestre amazônica – ainda pode visitar a exposição “Visões: arte rupestre em Monte Alegre”, que está aberta à visitação no Pavilhão “Ferreira Penna”, a Rocinha, no Parque Zoobotânico. A mostra apresenta os resultados do projeto “Arte rupestre de Monte Alegre – difusão e memória do patrimônio arqueológico”, que reúne mais de 30 pessoas, dentre as quais arqueólogos, artistas, arquitetos, comunicólogos e educadores. O projeto visa à divulgação do patrimônio arqueológico da cidade do sudoeste do Pará e implicou em publicações, projetos socioeducativos, na exposição e, agora, no próprio selo.

Para mais informações sobre o projeto “Arte rupestre de Monte Alegre – difusão e memória do patrimônio arqueológico” acesse osite de arqueologia de Monte Alegre do Museu, a edição especial do jornal Destaque Amazônia, de janeiro de 2012 e o perfil do MPEG no Youtube.

Texto: Alice Morais