Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção aberta para mestrado em Diversidade Sociocultural

Seleção aberta para mestrado em Diversidade Sociocultural

São 14 vagas ofertadas, sendo 08 para ampla concorrência, 02 para pessoas negras (pretas e pardas), 02 para indígenas e 02 vagas para pessoas de comunidades tradicionais. O curso inicia no segundo semestre de 2021. As inscrições encerram no dia 15 de maio.
publicado: 31/03/2021 18h38, última modificação: 31/03/2021 18h38

Agência Museu Goeldi O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS), vinculado à Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Goeldi, abriu hoje (31) as inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado em Diversidade Sociocultural. São ofertadas 14 vagas e os interessados terão até o dia 15 de maio para realizar a inscrição.

Serão admitidas as inscrições de candidatos portadores de diploma de graduação em Ciências Humanas (Antropologia, Arqueologia, Educação, Geografia, História, Sociologia) ou de áreas interdisciplinares e afins. Excepcionalmente, poderão ser aceitas inscrições de candidatos graduados em áreas não especificadas no edital, desde que sejam justificadas.

O Programa oferta 14 vagas, segundo as vagas disponibilizadas pelos professores orientadores, sendo que 08 delas são destinadas para ampla concorrência, 02 são para pessoas negras (pretas e pardas), 02 vagas para pessoas indígenas e 02 vagas são para pessoas de comunidades tradicionais. Nas duas últimas modalidades, os candidatos devem apresentar uma declaração de identificação como pessoa indígena ou de comunidade tradicional, assinada pela autoridade ou liderança tradicional ou pela organização política correspondente ao seu coletivo de origem.

Para efetivar a inscrição, os candidatos da modalidade de ampla concorrência  e negros (pretos e pardos) devem encaminhar o formulário de inscrição e todos os documentos necessários para o e-mail ppgds@museu-goeldi.br. Em relação aos candidatos indígenas e quilombolas, estes podem realizar a inscrição de duas formas: encaminhando a documentação pelo e-mail do PPGDS ou pelos correios, via SEDEX, até o dia 10 de maio

Após análise prévia pela Comissão de Seleção, somente serão deferidas as inscrições que atenderem integralmente aos critérios estabelecidos pelo edital. O envio incompleto da documentação excluirá o candidato do processo de seleção. As inscrições encerram no dia 15 de maio.

Seleção Serão aplicados dois processos seletivos distintos, um para os candidatos da categoria ampla concorrência e da reserva de vagas para pretos e pardos; e outro para candidatos indígenas e de comunidades tradicionais.

Para os inscritos na ampla concorrência e na reserva de vagas para pretos e pardos, a seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação do projeto de pesquisa; avaliação curricular e entrevista oral. Quanto aos inscritos na modalidade indígenas e comunidades tradicionais, a seleção se dará pela avaliação do Memorial e do Curriculum Vitae, além da avaliação do pré-projeto de pesquisa e entrevista.

Os professores responsáveis pelo processo seletivo são: Dra. Cristiana Barreto, Dra. Cândida Barros, Dr. Glenn Shepard, Dr. Sebastian Drude, Dra. Regina Oliveira, Dr. Roberto Araújo e, como suplente, Dra. Lúcia Hussak van Velthem

Todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo habilitação, resultado e convocação serão disponibilizados no website do PPGDS. O resultado final pode ser acessado no dia 02 de julho.

PPGDS O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural tem como área de concentração: “Dinâmicas históricas e contemporâneas da diversidade sociocultural”. O curso propõe uma formação baseada no estudo das dinâmicas socioculturais que configuram a atual diversidade biológica e sociocultural da Amazônia em uma perspectiva de longa duração.

O PPGDS está estruturado em três linhas de pesquisa “Cultura e Patrimônio”, “Povos indígenas e Populações Tradicionais” e “Socioecologia, diversidade sociocultural e ocupação territorial”. O curso de Mestrado em Diversidade Sociocultural tem duração de 24 meses.

Serviço Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural | Ingresso 2º semestre de 2021

Inscrições: até 15 de maio

Início das aulas: agosto de 2021