Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saberes e experiências partilhadas

Saberes e experiências partilhadas

Museu Goeldi constata através de projeto pioneiro que a terceira idade, vista por muitos como um segmento ocioso da sociedade, tem capacidade de aprender, refletir e opinar.
publicado: 25/10/2013 10h30, última modificação: 22/08/2017 12h54

Agência Museu Goeldi – Desde 2005, o Museu Paraense Emílio Goeldi em parceria com a Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII – Funpapa, mantém projeto que proporciona a comunidade idosa de Belém desenvolver atividades semanais que auxiliam a qualidade de vida desta parte da população, que vê reduzida a sua atividade produtiva, mas procura manter a interação social. Alvo de preconceito, muitas vezes os idosos se vêem preteridos pela idade avançada por quem considera a terceira idade uma fase de pouca ou nenhuma contribuição à sociedade. O Projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade” renova a perspectiva de vida entre os idosos, valorizando os conhecimentos que por eles foram acumulados e continuam sendo adquiridos durante seus muitos anos de vida.

Coordenado por Filomena Secco, do Serviço de Educação do Museu Goeldi, juntamente com Izabel Cristina Videira, fisioterapeuta, terapeuta educacional e educadora física da Fundação Papa João XXIII, o projeto é pioneiro no âmbito da realização de trabalhos didáticos e sistemáticos com idosos, por meio de atividades terapêuticas e lúdicas, a exemplo da peça “Quem fica com a mamãe”, carro-chefe entre os trabalhos já desenvolvido pelo grupo.

Para participar basta querer – São aproximadamente 50 idosos “oficialmente” inscritos, mas Filomena Secco conta que a cada dia de atividade algum deles trás um amigo, um vizinho ou um parente para juntos aprenderem sobre Ciência e desta se tornarem multiplicadores. Pesquisadores e técnicos do Museu Goeldi cooperam com o projeto ministrando oficinas e abordando temas como importância da biodiversidade, artesanato, coleta seletiva e reciclagem. Para participar do projeto, Filomena Secco afirma que basta querer, ter satisfação e prazer em aprender e sair da rotina.

Reconquistando a vida – De acordo com Filomena Secco, muitos participantes estavam deprimidos e ociosos, vivendo dia após dia sem qualquer tipo de atividade que os motivassem. A partir do momento em que passaram a integrar o grupo e a participar das oficinas e até de atividades físicas que acontecem semanalmente no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, os idosos reconquistaram o sentimento de fazer parte da sociedade. Segundo a educadora, o projeto tenciona mostrar a eles sua importância à sociedade e principalmente às suas famílias, já que delas são esteio.

A importância do idoso – No encerramento das comemorações pelos 147 anos do Museu Emílio Goeldi, no dia 31 de outubro, às 10h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico, será apresentada a peça “Quem fica com a mamãe”, encenação de sucesso do Projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade”.

A peça retrata a situação de exclusão do idoso em ambiente familiar e a protagonista encerra a apresentação, que dura cerca de 30 minutos, com uma mensagem, quando mostra a sua importância dela na família, para a família, conta Filomena Secco.

Além Museu – A história alerta para o descaso e a falta de interesse da sociedade em relação aos mais velhos e já foi apresentada em escolas e faculdades da capital paraense, na Santa Casa de Misericórdia de Belém, na Embrapa Amazônia Oriental e também durante a Semana de Saúde e Qualidade de Vida do Banco da Amazônia (Basa), que patrocina o projeto.

Filomena Secco conta que o grupo já foi convidado para em várias ocasiões apresentar a peça no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna para pacientes com longo tempo de permanência no hospital.

Comemoração e homenagem – Este ano além da programação especial em comemoração ao aniversário do Museu Goeldi rumo aos 150 anos, “Quem fica com a mamãe” homenageia o Dia do Idoso, que no Brasil é comemorado no primeiro dia do mês de outubro. A peça também faz parte da programação da Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia.

A Semana Nacional e Estadual de C&T, que, este ano, tem como tema “Ciência, saúde e esporte”, foi também tema de atividades do projeto em oficinas que alertam aos idosos a importância do lazer na qualidade de vida da terceira idade e também quais as medidas preventivas a serem tomadas contra quedas.

“As pessoas vão envelhecendo e nós, através do projeto, vamos tentando ajudá-los lhes oportunizando melhoria na qualidade de vida, fazendo com que estas pessoas sintam-se úteis à sociedade”, diz a coordenadora Filomena Secco, que não nega a satisfação em observar, no olhar de cada um, o entusiasmo, alegria e satisfação de estar ali.

Aos idosos que quiserem participar do Projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade” ou para aqueles que quiserem agendar apresentações da peça, basta entrar em contato com a Coleção Didática do Museu Goeldi, pelo telefone (91) 3182-3217.

Serviço: Apresentação da Peça “Quem fica com a mamãe”, do Projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade”. Dia 31, às 10h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, com entrada pela Avenida Magalhães Barata.

Texto: Júlio Matos

Galeria de Imagens: