Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista científica do Museu Goeldi é tema de série de reportagens em blog nacional
conteúdo

Agência de Notícias

Revista científica do Museu Goeldi é tema de série de reportagens em blog nacional

Entre os dias 26 e 30 de novembro, o blog da biblioteca digital SciELO publica dez matérias sobre a trajetória do Boletim e temas que marcaram os conteúdos em 2018
publicado: 19/11/2018 18h06, última modificação: 19/11/2018 18h06
A. Barcelos Neto (2000)

O BMPEG. Ciências Humanas é tema de uma semana especial no blog SciELO em Perspectiva: Humanas.  A convite, a revista produziu um conjunto de dez matérias sobre a sua trajetória de periódico mais antigo em circulação no Brasil e as pesquisas publicadas ao longo de 2018.

A veiculação acontece entre os dias 26 e 30 de novembro num trabalho que reúne entrevistas com mais de dez especialistas e apresenta quase duas dezenas de vídeos com depoimentos dos participantes entre autores e editores.

Iniciativa do SciELO, a realização de semanas especiais iniciou em 2015 e visa à divulgação e à promoção de periódicos de destaque na coleção disponibilizada na biblioteca digital.

Com produção do próprio BMPEG. Ciências Humanas, já no primeiro dia, duas matérias tratam da trajetória recente da revista e de suas perspectivas editoriais. Grandes temas da antropologia, da linguística e da arqueologia foram trabalhados em peças multimídia com publicação previstas para os demais dias da semana.

Amazônia em destaque - A exploração de recursos naturais e o papel das populações humanas na Amazônia do extrativismo é um dos temas selecionados. A discussão envolve aspectos da extração do látex e de como a legislação ambiental passou a reger o regime de exploração por tradicionais balateiros no oeste do Pará. A coleta do cumaru por indígenas Mapoyo na Venezuela no século passado e as diferenças no sistema de aviamento no país vizinho e o que ocorreu ao tempo da exploração da borracha na Amazônia brasileira completa a discussão.

Como contribuição para as discussões da arqueologia, a formação de paisagens é assunto de artigo que toma para análise não só as alterações na paisagem física, mas a sua construção como expressão cultural resultado da ação humana. É a partir da observação da Serra Leste de Carajás que Tallyta Suenny Araújo da Silva argumenta sobre o contínuo processo formador da paisagem.  Ainda sobre Arqueologia, características semelhantes entre itens da cultura material Santarém e Konduri estão em discussão.

A temática indígena perpassa a trajetória da revista e assim é que ocorre com textos jornalísticos preparados para a semana especial. Saúde indígena, linguística indígena e coleções etnográficas estão no centro das discussões propostas em outras disponíveis para o público leitor ao longo da semana. A saúde dos Munduruku diante de políticas públicas que nem sempre levam em consideração os valores da cultura indígena está no debate que traz autores de artigo e atores indígenas dentre as fontes de informação.

A contribuição do Museu Paraense Emílio Goeldi para os estudos de línguas ameaçadas de desaparecer é apresentada em dois textos que expõem os primórdios da pesquisa desenvolvida na instituição.  Nos textos, se discute também tópicos de relevância como a preservação dos registros em meio digital e a sua disponibilização para fins de investigação científica.

Parte primordial dos museus em todo o mundo, as coleções representam a reunião de um patrimônio testemunho da cultura de povos originais. Assim é que se discute a salvaguarda do patrimônio e as práticas de curadoria compartilhada e o papel dos museus na sociedade nos textos que encerram as publicações sobre o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas na semana especial do SciELO.

Produção e conteúdo – Os textos publicados durante a semana especial são de autoria das jornalistas Jimena Felipe Beltrão, também editora científica da revista, e Sílvia de Souza Leão e contou com a colaboração da equipe editorial e convidados dentre as Editorias Associadas e os diversos autores, cujos artigos foram destacados para apresentação durante a Semana Especial. Para a ocasião, foram produzidos ainda um selo e uma vinheta de abertura dos vídeos, ambos criação de Talita Vale, designer da equipe do Núcleo Editorial Boletim. A gravação e a edição dos vídeos são de Ellison dos Santos, técnico em documentação da Coordenação de Ciências Humanas. A edição final é de responsabilidade da equipe do Blog SciELO. Arlene Lopes e Taíse Silva, colaboradoras do Núcleo Editorial Boletim, são responsáveis pela normalização.

SciELO significa “Scientific Electronic Library Online” e se constitui em biblioteca eletrônica com  uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Desde 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

Texto: Jimena Felipe Beltrão, jornalista e editora científica do BMPEG. Ciências Humanas.