Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes de pontos de memória se reúnem em Belém

Representantes de pontos de memória se reúnem em Belém

Museu Goeldi é um dos organizadores do evento que discute temas da museologia social
publicado: 17/03/2015 11h45, última modificação: 19/02/2018 10h17

Agência Museu Goeldi – Belém do Pará recebe, a partir dessa semana e até o final de março, o Encontro Regional do Programa Pontos de Memória. A maior parte da programação se concentra no bairro da Terra Firme, berço de um dos pioneiros pontos de memórias no país, e que é apoiado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

O evento,organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (órgão vinculado ao Ministério da Cultura) em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme e o Museu Goeldi, é um momento de troca de experiências, qualificação e integração entre os pontos de memória e seus representantes. Opúblico do encontro também inclui estudantes de História, Museologia e pessoas que se interessam pelos temas de preservação da memória comunitária e museologia social.

A oficina “Inventário Participativo” inicia o encontro dos pontos de memória na Escola Estadual Mário Barbosa, localizada na AvenidaPerimetral, Terra Firme, nos dias 16 e 17. Conduzida pelo consultor do Ibram/MinC, João Vieira, a oficina orienta e estimula comunidades e grupos para processos coletivos de seleção, registro e divulgação de seus patrimônios materiais e imateriais.

Já nos próximos dias 19 e 20 de março, uma oficina de expografiaserá realizada no campus Guamá da Universidade Federal do Pará. Para essa atividade, que visa o aprendizado sobre a montagem de exposições, serão abertas 20 vagas. O Ibram e seus parceiros também vão realizar uma oficina de audiovisual, em local a ser definido, nos dias 23 e 24, com disponibilidade de 30 vagas.

O calendário do Encontro em Belém encerra com uma mostraitinerante.A exposição “Memórias Plurais” inaugura em 27 de março no edifício do curso de Museologia da UFPa, e nela serão expostos textos e fotografias dos pontos de memória das sete redes nacionais que compõem o “Programa Pontos de Memória”. A visitação é gratuita e aberta ao público. As inscrições para participar das oficinas estão sendo feitas pelo e-mail hquadros1@hotmail.com ou pelo telefone (91) 988010664.

Ponto de Memória da Terra Firme – Um ponto de memória é um espaço nas comunidades onde se incentiva ações de reconhecimento e valorização da memória social. Nascido de uma parceria entre o Ibram/MinC, através dos programas Mais Cultura e Cultura Viva e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o “Programa Pontos de Memória” articula iniciativas comunitárias dessa natureza no Brasil inteiro. Atualmente, registra-se mais de 107 pontos de memória no país.

Um dos primeiros a entrar nessa categoria foi o Ponto de Memória da Terra Firme, em Belém.O ponto é resultado de uma relação,iniciada na década de 1980, de diálogo e cooperação com foco na história e culturas da Terra Firme entre o Museu Paraense Emílio Goeldi e a comunidade deste bairro.

Texto: João Cunha

Serviço:

Encontro Regional do Programa Pontos de Memória

16 e 17/03 – Oficina Inventário Participativo, ministrada por João Paulo (participante da Rede Cearense de  Pontos de Memórias e Iniciativas Comunitárias e Consultor OEI), na Escola Estadual Mário Barbosa, bairro da Terra Firme, 30 vagas

19 e 20/03 - Oficina de Expografia, ministrada por Chico Aragão (Fortaleza- CE), na UFPa,  20 vagas

23 e 24/03 - Oficina de Audiovisual, em local a ser definido, 30 vagas

Exposição Memórias Plurais, de 27 de Março a 22 de abril de 2015, no prédio do Curso de Museologia, no Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Abertura: 27 de março

Inscrições para participar das oficinas pelo e-mail hquadros1@hotmail.com ou pelo telefone (91) 988010664.