Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de valorização do idoso comemora 10 anos
conteúdo

Agência de Notícias

Projeto de valorização do idoso comemora 10 anos

Idosos apresentarão uma montagem teatral em comemoração ao aniversário do projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade”
publicado: 03/11/2015 18h15, última modificação: 08/03/2018 11h04

Agência Museu Goeldi – O ano de 2015 marca uma década de atividades do projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade”. São anos de atividades que prezam e reconhecem a importância e a sabedoria dos mais velhos para a sociedade. Em comemoração ao decênio de trabalho, o projeto preparou uma programação especial para o dia 06 de novembro.

Arte - Em aproximadamente 30 minutos, um caso de exclusão social do idoso é retratado pelo grupo “Miriti” de teatro da terceira idade. A comédia “Quem fica com a mamãe?” trata, de forma humorada, um fato social delicado: o desrespeito com o idoso em ambiente familiar. Ao mesmo tempo, a peça destaca e valoriza a importância dessas pessoas para a sociedade. O conjunto teatral se apresentará no dia 06 de novembro, às 10h, no auditório Alexandre Rodrigues, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Projeto - O grupo “Miriti” foi formado no âmbito do projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade”, elaborado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII – Funpapa.

O projeto proporciona melhor qualidade de vida a pessoas da terceira idade, através de atividades que desenvolvem faculdades motoras, sensitivas e a autoestima dos 48 participantes assistidos. As montagens teatrais do grupo são voltadas à cultura amazônica e buscam estimular a memória, a criatividade e a coordenação motora dos idosos.

Além dos palcos, o grupo de idosos participa de oficinas, cursos, palestras, seções de vídeos, dinamização de cartilhas e jogos educativos, visitas técnicas, mostras interativas e outras atividades que buscam a valorização de senhores e senhoras de mais idade.

Todas as ações são coordenadas por Filomena Secco, bióloga e servidora do Museu Goeldi, e por Izabel Fagury Videira, especialista em Gerontologia Social da Fundação Papa João XXIII, que apresentarão a trajetória do projeto durante o evento.

Saber científico e do idoso – O projeto também articula em suas atividades o conhecimento científico produzido no Museu Goeldi e a sabedoria popular dos participantes. O compartilhamento de informações proporciona o entendimento e a apropriação de assuntos científicos, tornando os idosos multiplicadores da ciência.

 

Serviço:

Comemoração aos 10 anos do projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade”.

Apresentação da peça "Quem fica com a mamãe".

Local: Auditório Alexandre Rodrigues - Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Data: 06 de novembro de 2015.

Hora: 10h.

Valor do ingresso de visitação ao Parque Zoobotânico: R$ 2 (com meia entrada para estudantes e gratuidade para maiores de 60 anos e crianças até 10 anos).

*A entrada no Auditório Alexandre Rodrigues é gratuita.

 

Texto: Mayara Maciel