Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação 2015 sobre o Meio Ambiente no Museu Goeldi

Programação 2015 sobre o Meio Ambiente no Museu Goeldi

Serão promovidas pela instituição oficinas, vivências artísticas e várias atividades educativas voltadas para diferentes públicos.
publicado: 09/06/2015 11h30, última modificação: 23/02/2018 09h58
Exibir carrossel de imagens Acervo Museu Goeldi Os alunos da CPM irão exigir os produtos das turmas de 2014

Os alunos da CPM irão exigir os produtos das turmas de 2014

Agência Museu Goeldi – Para ecoar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) realiza durante todo o mês de junho uma ampla programação sobre as ações de conservação ambiental. O objetivo do Goeldi é aproximar seu diversificado público desse tema.

A programação 2015 de Meio Ambiente do Museu Goeldi inicia com o público infanto-juvenil. De 09 a 12 de junho, o Parque Zoobotânico receberá a visita de escolas de ensino fundamental (alunos na faixa etária de 05 a 12 anos), que participarão uma visita interpretativa pontilhada de ações relacionadas ao meio ambiente. Entre as atividades planejadas, haverá uma pescaria e estudantes do projeto de dança da Escola Estadual Zacharias de Assunção farão um flash mob do meio ambiente no espaço do Bambuzal. A ação motiva o público visitante a dançar músicas regionais que falam sobre a Amazônia, provocando de forma lúdica os alunos de ensino fundamental a pensarem o meio ambiente amazônico.

A programação também inclui três oficinas. Os educadores do Goeldi pretendem mostrar a importância das ações de sustentabilidade.

Nos dias 11 e 12, a Oficina de Educação Ambiental “Se liga na lei, cidadão” é direcionada aos autores de fatos que infringem leis ambientais, um trabalho do MPEG em parceria com o Juizado Especial Criminal (JECrim – Meio Ambiente). O objetivo da ação é socializar temas de interesse para formação dos participantes e estimular a prevenção ao crime ambiental. As atividades da oficina, que também é aberta ao publico em geral, incluem dinamização com cartilhas, kits educativos e diálogos sobre a legislação ambiental. Todos os participantes receberão certificados.

A oficina “Coleta seletiva e reciclagem” acontece nos dias 11, 12 e 15 e está direcionada ao público da terceira idade. A proposta é discutir a reciclagem de objetos que comumente são descartados na natureza.

Nos dias 15 e 16, será a vez da Oficina de “Educação Ambiental: Vivências com a Natureza do Museu Goeldi”. É voltada para um público de 16 anos em diante. A meta é estimular o contato com a natureza do Parque Zoobotânico do Goeldi de forma divertida e agradável, através da metodologia do “aprendizado sequencial” de vivências com a natureza. As inscrições estão abertas. Inscrições e informações pelo telefone 3182-3218, do Serviço de Educação do Museu Goeldi.

No próximo domingo, 14 de junho, será a vez dos alunos da turma 2014 do Clube do Pesquisador Mirim mostrarem aos visitantes do Parque os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano passado. A mostra expositiva também conta a história do Clube e será dinamizada pelo Macaco Ximbica, personagem principal do Programa Natureza, uma atividade educativa e lúdica do Museu Goeldi. Acesse aqui e saiba mais sobre os produtos didáticos de 2014 do Clube do Pesquisador Mirim.

A programação do mês também contará com uma trilha de vivências diversas. Quem vier ao Parque Zoobotânico do Museu Goeldi neste domingo, 14 de junho, além de conhecer as investigações dos pesquisadores mirins, também participarão das “Experimentações em arte urbana: esculturas, performances e vídeo”, que vão guiar os visitantes para alguns pontos especiais do Parque Zoobotânico, nos quais acontecerão performances, dinâmicas, apresentação de vídeos e exposições de esculturas em miriti. E tudo começa com um mapa exposto em banner na bilheteria do Goeldi. O trabalho inédito é resultado de uma parceria com o Programa de Pós Graduação em Arte - PPGARTE/ICA/UFPA. As performances e esculturas serão executadas por 6 mestrandos coordenados pelo Professor Ubiraelcio Malheiros (UFPa).

Quem for ao Zoobotânico do Museu Goeldi no dia 17 de julho terá outra chance de participar de “Experimentações em arte urbana: esculturas, performances e vídeo”.

Mas a programação sobre o Meio Ambiente não se concentra só no Parque Zoobotânico. Nesta sexta-feira (12), a equipe do “Sustentabilidade cabocla” do Clube do Pesquisador Mirim (turma 2014)  fará a entrega simbólica à comunidade do Araci, no município de Santa Barbara (PA), de um jogo educativo e a cartilha “Colheita de práticas sustentáveis na comunidade do Araci”. A cartilha apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas na comunidade pelos alunos do Clube.

De 20 a 29 de junho, uma expedição de educadores irá percorrer as comunidades que participam dos programas educativos da instituição e se localizam no entorno da Estação Científica Ferreira Penna, base do Museu Goeldi situada na Floresta Nacional de Caxiuanã,.

Ainda no mês de junho, no dia 25, sob a coordenação do Serviço de Educação do Goeldi, escolas de nível fundamental pré-agendadas pelo projeto O Liberal no Museu Goeldi, participarão de mediação de leitura no Programa Natureza.

Serviço:

Mês do Meio Ambiente do Museu Goeldi - programação 2015

09 a 12/06

Visita interpretativa especial com ações didáticas sobre Meio Ambiente

Público: Escolas agendadas, alunos de 5 a 12 anos

11 a 12/06

Oficina de Educação Ambiental: Se liga na lei, cidadã

Público: 15 vagas, para autores do fato (encaminhados via JECRIM) e público interessado

Horário: 13h as 17h

11, 12, 15/06

Oficina sobre Coleta seletiva

Público: Grupo da Terceira Idade (pré-agendado)