Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira tese defendida no PPGBIONORTE investiga potenciais farmacológicos da “salva-do-marajó”

Pesquisa procurou avaliar a capacidade antioxidante e o potencial antimicrobiano do óleo essencial da planta, que é utilizada tradicionalmente como tempero e na medicina popular
publicado: 27/11/2015 12h00, última modificação: 08/03/2018 12h13

Agência Museu Goeldi - É conhecida a diversidade de ervas amazônicas usadas na medicina tradicional. Entretanto, nem sempre os conhecimentos complementares da ciência formal estão disponíveis para avaliar os riscos e benefícios do uso dessa biodiversidade florística.

Com o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre os potenciais farmacológicos de plantas medicinais do norte do Brasil, será defendida hoje, às 14h, a tese “Composição química, atividade antimicrobiana e antioxidante do óleo essencial de Lippia origanoides Kunth. (Verbenaceae)”. A defesa será realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, e será aberta ao público.

O trabalho é a primeira tese defendida no Programa de Pos-Graduação da Rede Bionorte (PPGBIONORTE), Pólo Pará, e foi desenvolvido por Sandra Layse Ferreira Sarrazin (UFOPA), sob orientação da Dra. Rosa Mourão (UFOPA/PPGBIONORTE).

A pesquisa - A Lippia origanoides Kunth, conhecida popularmente no norte do Brasil como “salva-do-marajó” ou “alecrim-d’angola”, é um arbusto aromático, nativo da América Central e do norte da América do Sul, utilizado como condimento em pratos regionais e na medicina tradicional para o tratamento de doenças gastrointestinais e respiratórias.

O objetivo principal do trabalho de Sandra Sarrazin foi avaliar a capacidade antioxidante e o potencial antimicrobiano do óleo essencial da planta. Além disso, o trabalho procurou avaliar os riscos de toxicidade que podem ser apresentados pelo uso inadequado do mesmo óleo.

Foram feitas ainda coletas mensais de Lippia origanoides Kunth, durante 12 meses, com o intuito de verificar de que modo fatores externos como tipo de solo e variações climáticas podem influenciar na produção dos componentes químicos do vegetal, e consequentemente influenciar seu potencial biológico.

PPGBIONORTE – A Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte) foi criada em 2010 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o objetivo de congregar instituições de pesquisa dos estados amazônicos para gerar conhecimentos, processos e produtos a partir da biodiversidade da região.

O Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (PPGBIONORTE) é inter-estadual, multi-institucional e interdisciplinar e cumpre a função de formar recursos humanos, com ênfase na formação de doutores e atração de pesquisadores para a região. O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) representa a rede no Pará, no âmbito de sua Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE).Atualmente o polo do Pará conta com 46 doutorandos e 29 professores, incluindo permanentes e associados

Texto: Uriel Pinho

Serviço:

Defesa de Tese:

Local: Auditório Do prédio da Pós-Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PROPIT) – Av. Marechal Rondon s/n, Santarém/PA.

Aluna: Sandra Layse Ferreira Sarrazin (UFOPA).

Orientadora: Rosa Mourão (UFOPA/PPGBIONORTE)

Banca: Dra. Maria de Lourdes Ruivo (MPEG/PPBGIONORTE)

Dra. Eloisa Helena Andrade (MPEG/PPGBIONORTE)

Dra. Odair dos Santos Monteiro (UEMA)