Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós-Graduação em Ciências Ambientais divulga edital de seleção

Pós-Graduação em Ciências Ambientais divulga edital de seleção

Serão ofertadas 19 vagas para mestrado e 16 para doutorado, distribuídas em duas linhas de pesquisa – “Interação Clima, Sociedade e Ambiente” e “Ecossistemas Amazônicos e Dinâmicas Socioambientais”.
publicado: 18/09/2018 11h14, última modificação: 18/09/2018 11h14

Agência Museu Goeldi – Os interessados em participar do processo seletivo das turmas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) devem estar atentos ao período de inscrição, que começa no dia 26 de setembro e segue até 26 de outubro de 2018. O programa é resultado de cooperação entre o Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará e Embrapa-Amazônia Oriental. O edital já está disponível para consulta.

Neste ano, serão ofertadas 19 vagas para mestrado e 16 para o doutorado, distribuídas em duas linhas de pesquisa: "Interação Clima, Sociedade e Ambiente" e "Ecossistemas Amazônicos e Dinâmicas Socioambientais". As inscrições devem ser realizadas pela internet por meio do sistema SIGAA da UFPA.

Documentos – Para os candidatos à vaga de mestrado, é necessário anexar, junto com a inscrição, o formulário devidamente preenchido e assinado, a cópia do diploma de graduação ou atestado de conclusão de curso e cópias do CPF e documento de identidade com foto.

Os concorrentes às vagas no doutorado devem anexar uma cópia do diploma de mestrado, certificado de defesa de dissertação ou atestado de previsão de defesa, emitidos pela coordenação do programa ao qual o candidato pertence, que deve ser reconhecido pela Capes. Também é necessário anexar a comprovação de alguma publicação ou carta de aceite dos últimos cinco anos em revista que possua classificação Qualis e cópias do CPF e de algum documento de identificação com foto.

É importante ressaltar que todos os documentos devem ser digitalizados e anexados como um único arquivo em PDF.

Seleção – O processo seletivo será composto por duas fases. Para os candidatos ao mestrado, a primeira parte da seleção será composta por uma prova escrita dissertativa, que abordará temas relacionados às Ciências Ambientais. Na segunda etapa, os candidatos passarão por uma prova de inglês, avaliação de currículo e entrevista e avaliação da proposta da pesquisa.

Para os concorrentes à vaga no doutorado, a primeira fase consistirá em uma prova de temas relacionados às Ciências Ambientais. Em seguida, os aprovados nessa etapa passarão por uma análise de currículo, entrevista e avaliação do projeto de pesquisa.

PPGCA – Criado em 2005, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais tem a missão de formar mestres e doutores engajados no estudo de problemas ambientais da Amazônia, com base em abordagem científica interdisciplinar. O PPGCA é uma referência no processo de formação acadêmica, sendo o primeiro curso de pós-graduação em Ciências Ambientais da região. Em 2017, o curso recebeu nota 5 na avaliação quadrienal (2013-2016) realizada pela Capes.

Serviço | Processo Seletivo (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)

Vagas: 19 para o mestrado e 16 para o doutorado.

Inscrições: 26 de setembro a 26 de outubro via sistema SIGAA-UFPA.

Para mais informações, acesse o edital.