Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós-Graduação em Botânica Tropical oferta duas vagas para turma de mestrado
conteúdo

Agência de Notícias

Pós-Graduação em Botânica Tropical oferta duas vagas para turma de mestrado

Os aprovados irão atuar no Projeto de Estudos Integrados da Biodiversidade, Conservação e Manejo Vegetal da Amazônia. Interessados têm até o dia 10 de fevereiro para realizar o pedido de isenção da taxa de pagamento. As inscrições terminam no dia 20 de fevereiro de 2021.
publicado: 05/02/2021 16h13, última modificação: 09/02/2021 11h03

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), torna público o Processo de Seleção Especial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical (PPGBot) para a ocupação de duas vagas de mestrado. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 20 de fevereiro.

Os aprovados no Processo Seletivo Especial do PPGBot irão atuar junto ao Projeto de Estudos Integrados da Biodiversidade, Conservação e Manejo Vegetal da Amazônia. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG – Amazônia Legal) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Programa de Pós-Graduação em Botânica Tropical, em nível de mestrado, é destinado a candidatos com formação em Ciências Biológicas (Licenciatura ou Bacharelado), Ciências Ambientais, Agronomia, Engenharia Florestal, Farmácia ou áreas afins, contanto que a disciplina Botânica conste em sua grade curricular.

Os aprovados terão, obrigatoriamente, que desenvolver suas dissertações com um dos possíveis orientadores que participam do edital, os trabalhos devem ter como tema as pesquisas na Flona Caxiuanã. As docentes orientadoras disponíveis para este edital são: Ana Carla Feio – Unama (Anatomia Vegetal), Ely Simone Cajueiro Gurgel – MPEG (Anatomia ecológica e Tecnologia de Sementes), Grazielle Sales Teodoro – UFPA (Ecologia funcional de plantas, Ecofisiologia), Ima Célia Vieira – MPEG (Ecologia, manejo e conservação) e Thaísa Sala Michelan – UFPA (Ecologia de macrófitas aquáticas e ecossistemas aquáticos).

Seleção – Em decorrência da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o processo de seleção será realizado de forma remota. Após a realização da inscrição no SIGAA da UFRA e o envio dos documentos exigidos para o e-mail eletrônico do PPGBot, o candidato apto a participar do processo seletivo especial receberá, via e-mail, informações técnicas, recomendações e orientações necessárias sobre as etapas seguintes.

Visando à seleção de candidatos para a turma que iniciará o curso em março ou abril de 2021, a avaliação será por meio de entrevista de adequação (etapa eliminatória) e análise de currículo – CV (etapa classificatória). Para ter acesso aos requisitos de inscrição e pedido de isenção, confira o edital do processo seletivo especial.

A relação dos candidatos inscritos, assim como dos aprovados, será divulgada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical e na página do PPGBot. O resultado final vai ser publicado no dia 15 de março de 2021.

Histórico: Criado em 2002, o PPGBot forma especialistas qualificados na área de Botânica Tropical para atividades de ensino e pesquisa, assim como para atividades técnicas que atendam às demandas dos setores público e privado, voltados para questões amazônicas. O programa possui duas linhas de pesquisa: Sistemática e Evolução de Plantas; e, Ecologia, Manejo e Conservação.

 

Serviço – Seleção Especial ao curso de Mestrado | PPGBot

02 vagas

Pedido de isenção da taxa de inscrição: até 10 de fevereiro.

Inscrições: até 20 de fevereiro.

Confira o edital.

Texto: Samara Luane

Edição: Joice Santos