Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa, Inovação e Comunicação da Ciência
conteúdo

Agência de Notícias

Pesquisa, Inovação e Comunicação da Ciência

Nove anos de Programa de Capacitação Institucional (PCI) no Museu Goeldi e, a cada ano, mais e mais contribuições para a pesquisa na região amazônica.
publicado: 12/03/2014 10h30, última modificação: 28/08/2017 13h37

Agência Museu Goeldi - O seminário Integrando Pesquisa, Inovação e Comunicação da Ciência ocorre no período de 18 a 20 de março de 2014, e apresenta um conjunto de projetos desenvolvidos nos anos de 2012 – 2013, em seis grandes áreas: Sistemas Naturais e Diversidade Biológica na Amazônia; Sociodiversidade na Amazônia; Comunicação e História da Ciência na Amazônia; Inovação e Propriedade Intelectual; Tecnologias de Informação, Comunicação e Gestão de Acervos Científicos e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

Criado no âmbito do  Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) , o Programa de Capacitação Institucional (PCI) é direcionado para viabilizar nos Institutos de Pesquisa vinculados ao Ministério a execução de projetos científicos e tecnológicos em acordo com a Política Nacional de CT&I . O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) participa desde 2005 do Programa. Em 2014, a programação do evento, aberto aos especialistas e ao  público em geral, inclui 27 apresentações e 16 painéis. 

Na manhã do primeiro dia, Clarisse Rodrigues Andrade abordará a Implantação e consolidação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Tocantins, seguida por Adriana Araújo Maués, que encerra a solenidade apresentando  as Novas formas de procedimento no processo de pesquisa, apoio e incentivo à proteção ao conhecimento, inovação e transferências tecnológica no Museu Paraense Emílio Goeldi.

A palestra inaugural no dia 18 de março, às 9h30, será ministrada pelo Dr. Glenn Shepard, Dr. Hein van der Voorte Dra. Helena Pinto Lima, com o tema “Vozes da Amazônia: Ciências Humanas no Museu Goeldi em diálogo com as comunidades”. A abertura do Seminário, às 9h,  contará com a presença do Diretor do Museu Goeldi, Dr. Nilson Gabas Junior; da Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação, Dra. Marlúcia Martins; do Coordenador do Programa de Capacitação Institucional, Dr. Ulisses Galatti e da Presidente da Comissão de Avaliação do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi, Dra. Ana Vilacy Galúcio.

A Presidente da Comissão de Avaliação do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi, Dra. Ana Vilacy Galúcio, lembra que, esse ano, serão escolhidos os três melhores trabalhos apresentados no seminário do Museu Goeldi para concorrer ao prêmio nacional - uma passagem aérea para participar de um evento científico. Aos primeiros classificados do MPEG serão oferecidos um notebook, uma passagem aérea e um tablet.

Democratizar o conhecimento científico - De povos indígenas da Amazônia a implementação de sistema gerencial de informação do acervo arqueológico do Museu Goeldi, do estudo de frutos, sementes, briófitas e variação morfológica e molecular nos macacos-de-cheiro às interações entre solo-vegetação e clima, são diversos os temas que fortalecem o Museu Goeldi como instituição de CT&I que ajuda a promover a ciência da Amazônia.

O Seminário PCI possibilita aos participantes uma programação diversificada de palestras, apresentação de trabalhos e painéis. Na terça-feira (18), a partir das 14h, serão apresentados estudos sobre a temática Comunicação e História da Ciência na Amazônia. A partir das 16h, serão apresentados trabalhos com a temática CT&I para o Desenvolvimento Social.

Na quarta-feira (19), os estudos apresentados serão da sessão Sistemas Naturais e Biodiversidade da Amazônia I – Ciências da Terra e Ecologia. Neste dia, à tarde, Sistemas Naturais e Biodiversidade da Amazônia II – Zoologia.

Ao longo de toda quinta-feira (20), os estudos apresentados serão da sessão Sistemas Naturais e Biodiversidade da Amazônia III – Botânica, Sociobiodiversidade da Amazônia e Tecnologias de Informação, Comunicação e Gestão de Acervos Científicos.

Serviço

O Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição vinculada ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), acontece no período de 18 a 20 de março de 2014, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG, localizado a Av. Perimetral, nº 1901, em Belém (PA).

Texto: Silvia de Souza Leão