Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Patrimônio Biológico e Cultural da Amazônia em livro didático

Patrimônio Biológico e Cultural da Amazônia em livro didático

publicado: 17/07/2013 14h00, última modificação: 15/08/2017 08h25

Agência Museu Goeldi – Este ano, as 24 famílias que vivem na Floresta Nacional (Flona) Caxiuanã irão receber um presente especial, o livro Floresta Nacional de Caxiuanã: Patrimônio Biológico e Cultural da Amazônia, que apresenta a diversidade da região de maneira didática e pedagógica e poderá ser usado pelas escolas locais e pelos professores que trabalham na educação de crianças e jovens de Caxiuanã.

Organizado pelos pesquisadores Maria das Graças Ferraz Bezerra, Pedro Luiz Braga Lisboa e André Luiz Rezende Cardoso o livro, em mais de 100 páginas, aborda: os aspectos físicos da Flona Caxiuanã; os municípios onde o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) se localizam; uma ‘linha do tempo’ com aspectos históricos do local; as pesquisas desenvolvidas; as comunidades; os rios e o clima; a pré-história da região; a biodiversidade; as perspectivas para o futuro da Flona; o Plano de Manejo; as populações da região, entre outros assuntos.

O livro apresenta um glossário com mais de 50 palavras, exercícios sobre os assuntos abordados, caça-palavras, imagem da borboleta Micrurus paraensis para colorir e cruzadinhas que devem ser preenchidas com os nomes de serpentes e lagartos da Flona Caxiuanã. Segundo Fábio Nauras Akhras, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o livro é um convite “a nos embrenharmos nessa floresta de riquezas naturais, que se tornou um espaço de aprendizado para todos os que nela habitam e os que com ela interagem”.

Educação – O livro retrata alguns aspectos do Programa Floresta Modelo que tem como eixo central a Educação Ambiental. Baseado nas diretrizes do Programa, e com o apoio do Ministério da Educação, foram construídas três escolas no município de Melgaço e a prefeitura da cidade adquiriu três barcos para o transporte dos alunos nas comunidades de Caxiuanã, Pedreira e Laranjal. O Programa propõe o fortalecimento da consciência ambiental das populações envolvidas, por meio da inserção da educação ambiental nas escolas.

Para aproximar as crianças que vivem na Flona Caxiuanã das pesquisas desenvolvidas pelo Museu Goeldi na Estação Científica Ferreira Penna, a pesquisadora Dirse Clara Kern, do MPEG, idealizou a atividade da Gincana de Caxiuanã, que acontecia uma vez por ano. O evento cresceu e em 2005, foi inserido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCTI. Em 2008, a Gincana de Caxiuanã passou a se chamar Olimpíadas de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã. As Olimpíadas são constituídas por oficinas, minicursos, atividades que se utilizam da arte-educação, técnica direcionadas, caminhadas em trilhas, madrugada ecológica, entre outras ações. O livro retrata um pouco dessa história com fotos.

História - A Floresta Nacional de Caxiuanã foi a primeira Floresta Nacional a ser criada na Amazônia, em novembro de 1961, localizada no município de Melgaço. Das 352 famílias dos “legítimos ocupantes”, hoje permaneceram apenas 24, num total de 110 pessoas. Atualmente a Flona encontra-se sob a Coordenação Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), completou 50 anos de criação em 2011 e teve aprovado o seu Plano de Manejo em dezembro de 2012. Em outubro de 2013 a Estação Científica Ferreira Penna, localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, completará 20 anos.

Serviço: Livro “Floresta Nacional de Caxiuanã: Patrimônio Biológico e Cultural da Amazônia”, de autoria de Pedro Lisboa, Graça Ferraz e André Cardoso. Para informações: editora@museu-goeldi.br

Texto: Lucila Vilar