Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestras para educar e divertir nos 120 anos do Parque Zoobotânico

Palestras para educar e divertir nos 120 anos do Parque Zoobotânico

São as atrações dessa semana na programação que celebra a relação do Museu Goeldi com a comunidade de Belém através de sua base física mais antiga. No último domingo, os visitantes ajudaram a florescer 3 novidades no coração do Parque
publicado: 24/08/2015 17h00, última modificação: 28/02/2018 10h34

Agência Museu Goeldi - Até o final de agosto, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) está oferecendo atividades variadas ao público como parte da programação dos 120 anos do Parque Zoobotânico da instituição, um patrimônio secular que serve como principal elo entre o Museu e a cidade de Belém.
Nessa terça-feira (25), às 9h, acontece a palestra “Cada Macaco no seu Galho”, conduzida pelo zoólogo André Ravetta. Às 10h, o médico veterinário Messias Costa mostra o Parque em detalhes na palestra “O Parque Zoobotânico é muito mais do que parece”.

Na quinta, 27, o biólogo Pedro Viana palestra sobre a importância das coleções ex-situ em jardins zoobotânicos, às 9h. Já no turno da tarde, às 14h30, acontece a palestra “Plantas com potencial paisagístico”, conduzida pelo doutor Natalino Correia. Na manhã do dia 27 também haverá a segunda parte da oficina “A fauna do Parque Zoobotânico em vitrais”. Todo os eventos são gratuitos e dedicados a professores, estudantes e pessoas interessadas em geral, com exceção da oficina, que é voltada para o público da terceira idade.

No último domingo de agosto, 30, vai ter feira no Parque Zoobotânico. A “Expo-Feira Arte Goeldi” apresentará uma mostra de artesanato regional, exposições de plantas e de itens confeccionados nas oficinas “Alternativas à utilização de resíduos florestais” e “A fauna do Parque Zoobotânico em vitrais”.

Mas, quem só quer aproveitar o dia de descanso para ouvir uma boa história também terá oportunidade neste domingo no Parque. Os membros do grupo MOCOHAM (Movimento de Contadores de História da Amazônia) vão narrar contos da região e curiosidades sobre a trajetória da ciência na Amazônia. O local dessas atividades é a área do Bambuzal, no centro do Parque Zoobotânico, que no domingo passado presenciou o surgimento de árvores muito especiais no conjunto do Parque.

Árvores dos Sonhos – Aprincipal atração do Zoobotânico no último domingo foram três plantas brotadas da noite para o dia no “coração” do Parque, a área do Bambuzal.
“Árvores dos Sonhos”é projeto dos artistas e professores Nilson Damasceno e Bruce Macedo do programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, desenvolvido em parceria com o Serviço de Educação (SEC) do Museu Goeldi. Feitas de miriti, elas nascem sem folhagem. São os visitantes do Parque que, de galho em galho, preenchem as árvores de cor com os seus sonhos anotados em uma folha de papel verde.

“Essa atividade lúdica e de imaginação convida o público a compartilhar o que deseja para o Museu Goeldi, para Belém e seus sonhos pessoais. A idéia é perceber, às vésperas do aniversário de 150 anos do Goeldi e de 400 anos de Belém, o que o visitante quer e espera desse patrimônio da cidade”, diz Ana Cláudia Silva, coordenadora substituta do SEC. “Assim, podemos dar um retorno com qualidade para essas pessoas, que tanto carinho têm pelo Parque”, afirma.

Carinho que se traduz em desejos de cuidado e atenção para o Zoobotânico. Em outra palavra, reconhecimento, como o professor de Engenharia de Pesca, Janildo Aviz, escreveu em sua folha. “Eu acho muito importante o reconhecimento da importância desse local para a cidade. A fauna e a flora que nós temos aqui precisam ser valorizadas por nós e pelos governantes. Meus filhos começaram a estudar o meio ambiente e é bom vir ao Parque e explicar a eles com imagens, por meio desse contato com a natureza”.

120 anos de Parque Zoobotânico – Todas essas atividades acontecem no mês em que o Zoobotânico completa 120 anos. O aniversário celebra a relação do Museu Goeldi com a comunidade de Belém. Oficinas, palestras e ações de educação ambiental já foram realizadas como parte dessa programação. Confira abaixo a agenda de atividades que ainda ocorrerão nos 120 anos do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Serviço:

Programação no Parque Zoobotânico

Av. Magalhães Barata, 376, São Braz

25/08, Manhã

Palestra "Cada Macaco no seu Galho"

Ministrante: Me. .André Ravetta (Museu Goeldi)

Público: Estudantes, professores e interessados no assunto

Palestra "O Parque Zoobotânico é muito mais do que parece"

Ministrante: Me. Antonio Messias Costa (Museu Goeldi)

27/08, Manhã

Palestra "A Importância das coleções ex-situ em jardins botânicos"

Ministrante: Dr. Pedro Viana (Museu Goeldi)