Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Interculturalidade amazônica nas trilhas da diversidade sociocultural" - Dr. Gersem Baniwa

publicado: 05/08/2019 16h16, última modificação: 12/08/2019 16h28

12 de agosto | 9h

Tema: Interculturalidade amazônica nas trilhas da diversidade sociocultural.

Palestrante: Prof. Dr. Gersem Baniwa – Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Resumo: A História da Humanidade sempre esteve repleta de uma rica diversidade de sistemas sociais e culturais como parte das construções de grandes civilizações humanas. O Brasil, em especial a Amazônia, concentra boa parte dessa diversidade sociocultural. A Amazônia é um importante berço de uma megasociobiodiversidade do planeta, expressa por meio de uma grande diversidade de culturas, povos, línguas, costumes, organizações sociais, espiritualidades, saberes, lógicas e modos de vidas e de existências. Essa diversidade sociocultural é importante para a humanidade tanto quanto a biodiversidade para a natureza. Segundo a Convenção sobre a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Unesco de 2005, a Diversidade Cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas de grupos, povos e sociedades humanas encontram sua expressão. Mas a diversidade cultural manifesta-se também através das diversas formas de criação, produção, difusão, distribuição e função dos processos culturais, quaisquer que sejam os meios e tecnologias.

O que precisamos é ter essa consciência histórica da diversidade sociocultural e biológica e de forma sábia e responsável respeitar, valorizar, promover e garantir sua continuidade. Respeitar a diversidade cultural é respeitar os direitos humanos, a dignidades e as liberdades fundamentais das pessoas, dos povos e das sociedades humanas. Promover as culturas das minorias, por exemplo, é uma forma de conservá-las, impedindo que elas sejam extintas, e possibilitando o diálogo e a troca de experiências existenciais de vida entre os povos, formando sociedades multiculturais (reconhecimento da diversidade sociocultural) e interculturais (convivência dialógica das culturas, povos e sociedades). Uma sociedade intercultural pode ser uma esperança para a constelação de grupos, comunidades e povos minoritários historicamente  invisibilisados, silenciados e excluídos da vida nacional e global, que formam a base sociocultural da Amazônia, notadamente, povos indígenas, povos da floresta, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais.

Nesta aula inaugural, abordaremos diferentes aspectos e dimensões teóricos e práticos da diversidade sociocultural na Amazônia, a partir dos sujeitos e vozes específicos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, protagonistas indispensáveis no plano da diversidade sociocultural e na preservação da biodiversidade da região, tão maltratada, mas pujante e resistente.

Local: Auditório Paulo Cavalcante | Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém – PA).