Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ossos que contam histórias
conteúdo

Agência de Notícias

Ossos que contam histórias

Através de palestras e oficinas, a especialista portuguesa Francisca Alves Cardoso explica como estudos com remanescentes ósseos ajudam a interpretar o passado das populações humanas
publicado: 11/03/2014 09h15, última modificação: 28/08/2017 13h40

Agência Museu Goeldi - A Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) promove a partir do próximo dia 12 um ciclo de palestra e oficinas com a pesquisadora visitante Drª Francisca Alves Cardoso (CRIA/Portugal), que está no Museu  Goeldi para desenvolver trabalhos na área de Antropologia Biológica. A visita da pesquisadora é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI) do MPEG. 

A Antropologia Biológica, também chamada de Antropologia Física, estuda a história da evolução humana, compreendendo diversas áreas de atuação, onde destaca-se o estudo do passado de populações humanas com ênfase na interação entre biologia e cultura. Para saber mais, acesse aqui

No dia 12, às 10h, a Dra. Francisca ministrará a palestra “Que nos dizem os remanescentes ósseos humanos sobre o passado?”. Já nos dias 17 e 24 de março, a partir das 9h30, acontecerão os workshops “Interpretação de remanescentes ósseos em campo: metodologias e considerações” e “Interpretação de remanescentes ósseos em laboratório: metodologias e considerações”, respectivamente. 

Pesquisadores e estudantes das áreas da Arqueologia, Antropologia/Etnologia, Ciências da Terra, Museologia e também da Reserva Técnica do MPEG são convidados a participarem das atividades, que fazem parte do convênio de cooperação científica entre o Museu Goeldi e o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) / Portugal, onde Francisca Alves Cardoso é investigadora. Os eventos terão lugar na Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi e são restritos a estudantes e profissionais que já possuam algum conhecimento sobre Arqueologia e Antropologia Biológica.

 Biologia e História – Francisca Cardoso é antropóloga doutorada em Antropologia Biológica e Paleopatologia pela Universidade Durham (UK), na Inglaterra. Dra. Francisca investiga as alterações ósseas na reconstrução de comportamento humano. Os trabalhos da especialista estão na edição do Special Issue. Entheseal Changes and Occupation: Technical and Theoretical Advances and their Applications, publicada pelo International Journal of Osteoarchaeology.

Utilizando dados históricos, sociais, econômicos e biológicos para o conhecimento de populações antigas a cientista tem aplicado tais conceitos a material ósseo português (da pré-história à atualidade), da Amazônia brasileira e também da Coreia do Sul. Ela possui ainda uma ampla experiência de escavação, análise paleobiológica e ensino em Portugal, no Reino Unido e no Brasil. Francisca Cardoso também estuda as questões éticas e legais pertinentes à curadoria e utilização acadêmico-científica de coleções osteológicas humanas. Saiba mais sobre a cientista e seus trabalhos no Portal DeGóis, na página do CIAS – Research Centre For Anthropology and Health e também na Plataforma Lattes do CNPq. 

Serviço: Palestra e workshops ministrados pela Dra. Francisca Alves Cardoso somente para inscritos. A palestra “Que nos dizem os remanescentes ósseos humanos sobre o passado?”, acontece no dia 12, às 10h, na Sala 1 da CCH. Os Workshops “Interpretação de remanescentes ósseos em campo: metodologias e considerações” e “Interpretação de remanescentes ósseos em laboratório: metodologias e considerações” serão ministrados nos dias 17 e 24, a partir das 9h30. Local: Sala 1 da Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa do MPEG, à Avenida Perimetral, 1901.  

Texto: Júlio Matos