Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obras de Bertha Becker compõem coletânea organizada por pesquisadora do Museu Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

Obras de Bertha Becker compõem coletânea organizada por pesquisadora do Museu Goeldi

As contribuições da geógrafa para o desenvolvimento da Amazônia foram publicadas em três volumes da coleção “As Amazônias de Bertha Becker”, lançada no Rio de Janeiro
publicado: 27/11/2015 13h00, última modificação: 08/03/2018 12h15

Agência Museu Goeldi - As dinâmicas socioeconômicas, geopolíticas e socioambientais da Amazônia foram o foco de inúmeras pesquisas realizadas pela geógrafa Bertha Becker desde a década de 1960, quando iniciou seu trabalho científico na região. Parte dessa importante produção foi compilada em uma coletânea de livros e artigos lançada no último dia 17 no Rio de Janeiro.

Dividido em três volumes, a coleção “As Amazônias de Bertha Becker” traz um total de 6 livros e 11 artigos clássicos da cientista, organizados pela doutora Ima Célia Guimarães Vieira, pesquisadora titular e ex-diretora do Museu Goeldi, além de coordenadora do INCT/Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, sediado no Museu Goeldi.

As obras escolhidas para compor a coletânea são de períodos e contextos diferenciados, que mostram as mudanças decorrentes do processo de ocupação e do desenvolvimento da Amazônia, e a evolução do pensamento de Becker sobre seu objeto de estudo, sustentado pela amplitude do olhar da pesquisadora sobre este local.

Sua obra deu base para a elaboração de políticas públicas para a otimização do desenvolvimento regional, baseado no manejo sustentável e na modernização de setores econômicos tradicionais.

Para a organizadora, doutora Ima Célia Guimarães Vieira, a coletânea, publicada pela editora Garamond e financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), é uma re-edição histórica do trabalho de Bertha Becker de fundamental importância a quem deseja entender a pluralidade amazônica.

Lançamento e Seminário – Os livros foram apresentados ao público pela primeira vez durante o seminario “As Amazônias de Bertha Becker: contribuições ao debate sobre o desenvolvimento da região amazónica”, realizado na sede do BNDES no Rio de Janeiro. De acordo com Ima Vieira, o seminario destacou a relevância dos aportes teóricos e conceituais de Bertha Becker para “desenvolver e consolidar a percepção de que a região, seus diferentes territórios e espaços urbanos constituem elementos vitais, norteadores do desenho e da implementação de políticas públicas”, disse.

A homenagem à geógrafa “nasce do profundo reconhecimento, por parte daqueles que tiveram a oportunidade e a satisfação de conviver com a professora Bertha Becker, do seu talento científico, da fecundidade de sua reflexão sobre a Amazônia e de seu imenso comprometimento com a ciência”, concluiu Ima.

No seminário também estiveram presentes Raimunda Monteiro (UFOPA), Sarita Albagli (UFRJ), Neli Aparecida de Mello-Théry (USP), Roberto Bartholo (Coppe/UFRJ), Lia Osorio Machado (UFRJ), Claudio Egler (UFRJ), Antônio Carlos Galvão (CGEE) e Gilberto Rocha (NUMA e IFCH/UFPA).

A coletânea pode ser adquirida no site da editora Garamond.

Pan-Amazônia – O legado de Bertha Becker também está impresso em um dos capítulos do livro “Pan-Amazônia, Visão Histórica, Perspectivas de Integração e Crescimento”, organizado pelos doutores Osiris Silva e Alfredo Homma. O livro será lançado no estado do Amazônas, em dezembro. No dia 9/12 a publicação será apresentada durante o V Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa na Amazônia, no município de Tabatinga, já no dia 14/12 o lançamento será na Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), em Manaus.

Texto: Mayara Maciel