Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O que têm a dizer os estagiários de museus brasileiros?

O que têm a dizer os estagiários de museus brasileiros?

Na próxima segunda (22), no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, o trabalho dos estagiários em instituições museais será tema de um debate dentro da programação da 15ª Semana Nacional de Museus. Além de discutir a dinâmica do trabalho, o debate também traz dicas para quem busca um estágio.
publicado: 19/05/2017 17h00, última modificação: 14/02/2018 15h26

Agência Museu Goeldi – Nesta segunda-feira (22), a partir das 8h30, será realizada uma roda de conversa, organizada pelos estagiários do Museu Goeldi com a participação de estagiários do Sistema Integrado de Museus (SIM). “Trabalho de estagiário em museus: ações e desafios” é o tema do debate. Interessados que não sejam estagiários do MPEG ou de instituições convidadas podem solicitar inscrição pelo e-mail eventos.seedu@museu-goeldi.br. São 20 vagas disponíveis e haverá emissão de certificados.

O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Museus 2017, que traz o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. O objetivo da roda de conversa é mostrar o quanto os estagiários são fundamentais nas instituições, especialmente as museais, e também como contribuem criativamente para o cumprimento da missão desses espaços.

Programação - No debate, os estagiários poderão falar sobre suas expectativas e aprendizados, além de divulgar as atividades desempenhadas na instituição para estudantes interessados em estágios. Estarão presentes a Coordenadora do Sistema Integrado de Museus Márcia Pontes; a representante do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Kelly Bentes; a servidora do Serviço de Gestão de Pessoas do Museu Goeldi (SEGEP), Antônia Pinheiro; o representante da Rede de Museus do Pará, Thomaz Silva, além de estudantes, estagiários e ex-estagiários.

Lúcia Santana, Chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi (SEEDU/PEG), destaca que o evento foi uma ideia dos próprios estagiários do Museu Goeldi: “Acho muito importante que esse público tenha visibilidade, especialmente considerando o tema da Semana Nacional de Museus ‘Dizer o Indizível’. É importante que eles sejam ouvidos”, aponta Lúcia.

É o que também pensa Mariluza Barata, estudante de Serviço Social e estagiária do Serviço de Educação do Museu Goeldi. Ela conta que, muitas vezes, os estagiários são tidos como ‘tarefeiros’, e a roda de conversa é uma oportunidade de discutir experiências para além dessa noção, inclusive com colegas de outras instituições. “Aqui [no Museu Goeldi] nós somos estimulados a propor e queremos discutir os resultados dessa experiência, inclusive do ponto de vista afetivo, da nossa relação com a instituição” explica Mariluza, que também é uma das organizadoras do evento.

Semana - A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. A cada edição, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente para a celebração dessa data.

O Museu Paraense Emílio Goeldi também participa da 15ª Semana Nacional de Museus, que traz a temática “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.  Dentro dessa programação, antecedendo a roda de conversa “Trabalho de estagiário em museus”, haverá, no domingo (21), uma edição especial do projeto de educação ambiental “Programa Natureza”, no Parque Zoobotânico. Na quarta-feira (24), ocorre o Seminário “Museu Goeldi e Ponto de Memória da Terra Firme – Diálogo, troca de saberes e direito à memória”, no Campus de Pesquisa da instituição.

Texto: Uriel Pinho

15ª Semana Nacional de Museus no Museu Paraense Emílio Goeldi

Tema: Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus

21/05/2017 (domingo)

9h-11h: Mostra das ações do projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso”.

Programa Natureza, semelhante a um programa de auditório comandado pelo Macaco Ximbica e sua turma. Na brincadeira, a discussão de temas como a fauna, flora e o ambiente amazônico.

Local: Bambuzal, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz

22/05/2017 (segunda-feira)

9h-12h:

RODA DE CONVERSA Trabalho de estagiários em museus: ações e desafios. Local: Castelinho, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz

Inscrições: eventos.seedu@museu-goeldi.br

24/05 a 26/05/2017 (de quarta a sexta-feira)

9h-12h:

SEMINÁRIO Museu Goeldi e Ponto de Memória da Terra Firme-Comunidade: diálogo, troca de saberes e direito à memória.

Local: Campus de Pesquisa, Auditório Paulo Cavalcante, Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme