Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O Museu Goeldi de Portas Abertas comemora 149 anos de pesquisa na Amazônia

O Museu Goeldi de Portas Abertas comemora 149 anos de pesquisa na Amazônia

Visita e ações educativas acontecem no Campus de Pesquisa nos dias 28 e 29 de outubro
publicado: 27/10/2015 11h00, última modificação: 08/03/2018 10h56

Agência Museu Goeldi – O que faz um cientista? Herbário, pra que serve isso? Laboratório de pesquisa é tudo igual? Responder perguntas como essa, que são dúvidas de muita gente, é o que motiva o “Museu de Portas Abertas”. Nos dias 28 e 29 de outubro, o projeto acontece no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Na base, que fica no bairro da Terra Firme, está concentrada a maior parte da produção científica da instituição. O Museu de Portas Abertas é uma ação educativa que tem como principal objetivo disseminar a informação que é produzida pelo Goeldi para diferentes públicos.

No Campus de Pesquisa, a programação será direcionada para estudantes do ensino fundamental a partir do 7º ano. O evento é promovido pelo Serviço de Educação (SEC) do Museu Goeldi e conta com a colaboração das coordenações de pesquisa, comunicação e gestão da instituição, além dos parceiros do bairro das comunidades e escolas que vêm participar do evento.

Portas abertas - As coordenações de pesquisa (de Ciências Humanas; Ciências da Terra e Ecologia; Zoologia e Botânica) vão apresentar suas pesquisas e acervos através de oficinas e exposição de trabalhos. Além das coleções científicas, os participantes poderão conhecer também o acervo de documentação histórica e bibliográfica do Museu Goeldi, com referências a história da instituição e da Amazônia, na visita à Coordenação de Informação e Documentação (CID).

Exposições – No “Museu de Portas Abertas”, duas exposições vão tratar da relação do Goeldi com a comunidade da Terra Firme. Uma delas conta a experiência de 30 anos do Projeto “Museu leva educação e ciência a comunidade”, que deu origem ao “Museu de Portas Abertas”. A segunda mostra apresenta o bairro em “Terra Firme de tudo um pouco”, resultado do trabalho do Ponto de Memória da Terra Firme apoiado pelo Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM) em parceria com o Museu Goeldi.

Desde 2009, o Museu de Portas Abertas passou a fazer parte do evento nacional intitulado Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e este ano o tema da Semana será: Luz, Ciência e Ação.  Uma ação local em consonância com a política nacional que visa promover cada vez mais a ciência no campo educacional.

A ação é realizada em dois formatos nas duas bases físicas do Museu. No Parque Zoobotânico, foi realizado nos dias 07 e 08 de outubro, dirigido para um público infantil com uma grande exposição ao ar livre de acervos e produções cientificas além de jogos e materiais educativos produzidos pelo Serviço de Educação (SEC).

O “Museu Portas Abertas” no campus de Pesquisa da Perimetral ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro encerrando as comemorações dos 149 anos do Museu Goeldi, mostrando como o conhecimento científico pode contribuir para o desenvolvimento da região.