Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas tecnologias para o desenvolvimento da Amazônia

Novas tecnologias para o desenvolvimento da Amazônia

Vídeos especiais apresentam novas tecnologias desenvolvidas com apoio da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (REDE NAMOR), com sede no Museu Goeldi
publicado: 12/02/2017 16h00, última modificação: 19/02/2018 15h42

Agência Museu Goeldi – Novas tecnologias desenvolvidas por participantes da REDE NAMOR agora estão disponíveis em vídeos especiais no Portal do Museu Goeldi. Ao todo, são quatro vídeos, cada um apresentando de maneira resumida um solução tecnológica para problemas da Amazônia. A REDE NAMOR tem sede no MPEG, e atua promovendo a inovação em instituições de pesquisa dos estados do Amapá, Pará e Tocantins.

Pesquisadora do Museu Goeldi desenvolve terra sustentável e inovadoraEntre os inventos apresentados, estão o Ecopainel, um produto feito de fibra extraída dos caroços de açaí; a Câmara Coletora, um dispositivo que coleta compostos nocivos ao meio ambiente; a Terra Preta Nova, processo de transformação de resíduos sólidos em composto orgânico; e a Usina de Etanol de Batata-Doce, uma alternativa de produção de combustíveis.

Para a Coordenadora de REDE, Graça Ferraz, os vídeos apresentam informações essenciais para diferentes públicos. “Entendemos que a criatividade é inerente ao ser humano e por isso, os vídeos, no primeiro momento inspiram, por exemplo, alunos em fase de definição do que farão na vida; pesquisadores que já atuam na área e o mais importante atraem investidores” diz a coordenadora.

No caso do Museu Goeldi, pesquisadores estão desenvolvendo novas tecnologias a serem utilizadas na produção de fármacos, novas técnicas histológicas e desenvolvimento de larvicidas utilizando óleos essênciais. “A fim de garantir a proteção necessária foram enviados 3 novos pedidos de registro de patente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial” complementa Graça.

As novas tecnologias procuram resolver problemas do cotidiano de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente. Os projetos apresentam grande potencial mercadológico e se apresentam como opções viáveis para investidores.

Você também pode assistir aos vídeos no canal da REDE NAMOR no youtube:

REDE NAMOR - Formada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das principais instituições científicas da região, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (REDE NAMOR) foi criada em 2010, e tem como principais objetivos disseminar boas práticas de gestão da inovação, proteção do conhecimento, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Atua promovendo a capacitação de profissionais e a aproximação com empresas e organizações da sociedade para transferência de tecnologias.

Além do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), as seguintes instituições amazônicas participam da Rede Namor:

Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Embrapa Amazônia Oriental
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)