Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova fase da campanha dos 150 anos do Museu Goeldi

Nova fase da campanha dos 150 anos do Museu Goeldi

Parceria com o Governo do Estado possibilitará que jovens assistidos pelas fundações Pro Paz e Fasepa sejam capacitados como agentes ambientais no Parque Zoobotânico.
publicado: 22/03/2016 14h00, última modificação: 20/02/2018 11h36

Agência Museu Goeldi – A programação dos 150 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) chegou a uma nova etapa nessa terça-feira (22). Os bichos-preguiças (Bradypus tridatylus) são as estrelas da campanha de financiamento coletivo online batizada “Abrace a Preguiça”, cujo objetivo é reformar o recinto desses animais – saiba mais sobre a campanha a seguir. Durante a cerimônia de divulgação das atividades, no Parque Zoobotânico, foi anunciada uma cooperação entre Museu e o Governo do Estado do Pará.

Agentes Ambientais - O presidente do Pro Paz, Jorge Bittencourt, informou que jovens entre 12 e 15 anos assistidos pela fundação vão receber capacitação educacional no Museu Goeldi. Eles receberão treinamento para serem agentes ambientais em uma parceria direta com o Serviço de Educação (SEC) do Goeldi. Os que forem selecionados receberão bolsas remuneradas para estagiar em monitoria e recepção do público no Parque Zoobotânico.

O projeto iniciará com quatro vagas de estágio e vai aumentar a demanda progressivamente. No total, serão vinte vagas para estágio, a começar no final de março. O mesmo acordo está sendo estabelecido com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) com oportunidades para adolescentes que cometeram atos infracionais e estão em fase de recuperação e atendimento socioeducativo.

“Nós trabalhamos unindo esse jovem que é atendido pelo Pro Paz na Região Metropolitana de Belém com o mercado de trabalho”, afirmou Jorge Bittencourt. “Estamos muito felizes com essa parceria. O Museu tem toda uma importância na vida dos paraenses, ele é o ponto de união não só do lazer, mas do estudo científico e do potencial que ele tem para compartilhar com nossos jovens nessa construção de cidadão”.

Ajude as Preguiças – Depois de “Abrace o Museu Goeldi”, campanha de captação recursos lançada no final do ano passado em fase de testes, o acordo de cooperação ProGoeldi anunciou na terça-feira (22) “Abrace a Preguiça”. A nova campanha funciona nos moldes da primeira, com uma página na plataforma online Kickante (conheça aqui). O objetivo é prover a reforma do Preguiçário, lar dos bichos-preguiças e das preguiças-reais no Parque Zoobotânico. O link para a campanha estará no ar em breve. Fique ligado nos perfis do Museu Goeldi e do ProGoeldi nas mídias sociais para mais informações. Assista aqui ao vídeo de chamada do ProGoeldi, narrado pela madrinha da campanha, a cantora Fafá de Belém.

Lançamento de livro – A cerimônia da terça-feira ainda foi o momento de lançar uma publicação inédita do Museu Goeldi: “Distrito Florestal Sustentável da BR-163”. Organizado pela bióloga Ana Luisa Albernaz, o livro é uma coletânea de artigos científicos, fruto de um projeto cooperativo de pesquisadores da instituição, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental. Os escritos atentam a um desafio de entender e avaliar a efetividade de uma política pública importante, o Distrito Florestal da BR-163, na rodovia Cuiabá-Santarém. Veja aqui o booktrailer da obra ou assista no canal do Museu Goeldi no Youtube.

Texto: João Cunha