Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na trilha do povo Puruborá
conteúdo

Agência de Notícias

Na trilha do povo Puruborá

Onça-Pintada, Arara-Azul, Jacaré-Açu, Gavião-Real, esses são alguns dos animais apresentados na trilha sob a língua Puruborá, resgatada de quase extinção por pesquisadores do Museu Paraense Emilio Goeldi
publicado: 16/04/2013 13h15, última modificação: 13/08/2017 09h41

Agência Museu Goeldi – Como parte da programação do Mês dos Povos Indígenas do Museu Goeldi, em Belém, a partir desta terça-feira, dia 16, acontece a Trilha Puruborá. Baseado nas pesquisas da Dra. Ana Vilacy que visa à preservação e à difusão de uma língua quase perdida, o roteiro da trilha tem por objetivo apresentar a fauna do Parque Zoobotânico através do vocabulário do povo Puruborá aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até Ensino Médio das redes pública e privada. 


Um Vocabulário Ilustrado – Animais na Língua Puroborá de autoria da lingüista Ana Vilacy Galúcio, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) em co-autoria com Paulo Aporet Filho e José Evangelista Puroborá, orienta o trabalho das educadors do Goeldi que conduzirão as trilhas.

Resgate – O povo Puruborá vivia isolado e sem nenhum tipo de proximidade com a então chamada “sociedade nacional”, mas há pouco mais de 100 an

os o Marechal Rondon teve um primeiro contato com esse grupo, às margens do rio São Miguel, no atual estado de Rondônia. Nessa época um posto do Governo funcionou naquela região até meados da década de 1940, período em que, devido a epidemias e outras causas, a etnia indígena foi diminuindo ao ponto de ser considerada extinta. Em 1989, o lingüista Denny Moore, pesquisador do Museu Goeldi encontrou três pessoas que ainda dominavam a língua. Hoje já se contam mais de 300 pessoas identificadas como pertencentes aos Puruborá vivendo em alguns municípios de Rondônia, elas, porém, não dominam o idioma de seus antepassados. 

Programação – Trilha Puroborá, organizada em comemoração ao Mês dos Povos Indígenas, em Belém, acontecerá nas manhãs de terças e quintas-feiras do mês de abril e terá duração de 40 minutos. Os monitores na trilha são do Núcleo de Visitas Orientadas do Museu Goeldi (Nuvop). Aos participantes será dada a opção de participar em atividades complementares baseadas no aprendizado adquirido durante a trilha.

A expedição começará a partir do prédio da rocinha, onde uma exposição sobre o patrimônio cultural do povo Puruborá estará acontecendo. Ao todo serão apresentados aos grupos participantes 18 animais, entre os que vivem livres pelo parque e um enfoque maior serão dados aos que vivem em seus respectivos recintos. 

Serviço – Para participar da Trilha Puruborá, as escolas interessadas devem agendar junto sua participação junto ao Núcleo de Visitas Orientadas através do e-mail nuvop@museu-goeldi.br, informando o dia da visita, contatos, horários e faixas etárias dos alunos participantes. Cada grupo contará com um número máximo de 25 participantes. 

Confira a agenda de Abril 2013, Mês dos Povos Indígenas no Museu Goeldi.

Leia mais sobre a Cultura Puroborá e Exposição sobre as pesquisas desenvolvidas


Texto: Ricardo de Sousa