Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Paraense Emílio Goeldi comemora 150 anos nessa quinta-feira (6)

Museu Paraense Emílio Goeldi comemora 150 anos nessa quinta-feira (6)

Instituição de ciência mais antiga da Amazônia faz aniversário com parcerias para pintura de seus muros, exposição, projeto social e espaço promocional de produtos e doações. A festa do 150º aniversário acontecerá no Parque Zoobotânico, base mais conhecida do Museu
publicado: 04/10/2016 15h45, última modificação: 05/03/2018 12h03

Agência Museu Goeldi – No dia que marca seu aniversário de 150 anos, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) comemora a data junto ao público, contando sua história e apresentando novidades. O Parque Zoobotânico, casa mais antiga e conhecida do Museu, será o palco da festa, que vai acontecer nessa quinta-feira, 6 de outubro.

Ao som do hino nacional, às 9h, as bandeiras de Belém, do Pará e do Brasil serão hasteadas no topo do Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna, mais conhecido como a “Rocinha”. Em seguida, a artista paraense Lúcia Gomes realizará performance em meio aos convidados e visitantes do parque. A ação artística marca também o início do Arte Pará, salão de arte contemporânea que completa 35 anos de existência e 10 de exibições no Museu Goeldi.

Recinto das aves brejeiras no Parque ZoobotânicoRevitalização - Em parceria com a Susipe, ProPaz e a Tintas Coral - por meio do Programa “Tudo de Cor para Você”-, e apoio do Programa “ProGoeldi”, em parceria com o Instituto Peabiru, será lançada também a primeira etapa da pintura dos muros e das edificações históricas do Museu Goeldi. A festa prevê a presença da cantora Fafá de Belém, madrinha do programa “ProGoeldi”, que deve dar a pincelada inaugural e comandar os parabéns ao Museu Goeldi.

Às 10h, será dada a primeira pincelada de tinta no centenário prédio da Rocinha e nos muros da fachada do Parque Zoobotânico, marcando a revitalização desses monumentos. A ação conta com pintores voluntários e reeducandos do sistema penitenciário, dentro de um processo de reintegração social, capacitação profissional e perspectivas de resgate da cidadania.

Museu e você - No interior do pavilhão expositivo, o público vai conferir a abertura do “Salão 150 anos”. O salão comemorativo é dedicado às ações, itens e vídeos especiais do aniversário, além de abrigar “Museu e Você”, uma mostra afetiva formada por fotografias feitas por visitantes do Museu Goeldi.

Simultaneamente, haverá a inauguração do Espaço Goeldi 150, uma parceria do ProGoeldi com a Imerys Caulim para a reabertura da Livraria do Museu. Neste local o visitante poderá doar para a Campanha de revitalização do Parque e receber recompensas (camisetas, chaveiros etc.). Também podem ser encontrados objetos inspirados nas culturas amazônicas e artesanato regional.

Ao lado, funcionará o Café Beneficente, onde os visitantes poderão apreciar a culinária regional ao mesmo tempo que contribuem para a revitalização do Parque. Além das novas instalações físicas, o Espaço Goeldi 150 conta com endereço virtual para doações: http://www.espacogoeldi150.org/.

Para participar, é só garantir a entrada no Parque Zoobotânico na próxima quinta-feira (6), a partir das 9h. O valor do ingresso é de R$3,00 (inteira) e R$1,50 (meia-entrada) para estudantes. Crianças com até 12 anos de idade incompletos, idosos com mais de 60 anos de idade e pessoas com deficiência têm direito à gratuidade. Profissionais da Educação têm direito à desconto de 50/ no valor do ingresso, de acordo com  a  Lei nº 9191,  de 20 de janeiro de 2016.

Visitantes do Museu Goeldi, por volta de 1900150 anos do Museu Paraense - Belém, 6 de outubro de 1866. A essa data, na então capital da Província do Grão-Pará, acontecia o primeiro encontro da Associação Filomática, grupo que reunia “amigos” e apoiadores da ciência. Esse é o ponto de partida do Museu Paraense, espaço de pesquisa, lazer e educação e instituição de ciência mais antiga da Amazônia.

Atualmente, o Museu Paraense Emílio Goeldi é um instituto de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC) e uma das três maiores instituições brasileiras em termos de coleções científicas. São aproximadamente 4,5 milhões de itens tombados em 18 coleções científicas, que abrangem coleções etnográficas, arqueológicas, linguísticas, de minerais e fósseis, documentais, e biológicas.

150 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi

Dia: 6 de outubro de 2016 (quinta-feira)

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Avenida Magalhães Barata, nº 376, bairro São Braz, Belém).

Parceiros:

Akzo Nobel, Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE), Programa PROPAZ do Governo do Estado do Pará, Instituto Peabiru, Imerys Caulim.

Realização:

Museu Paraense Emílio Goeldi e Instituto Peabiru

Cronograma do Evento

9 horas, abertura do Parque com hasteamento das bandeiras nacional, do estado do Pará e de Belém pelo Grupo de Nazaré Escoteiros do Mar - 7/PA.

9h15, Performance “Amai-vos 150”, da artista plástica Lúcia Gomes, convidada do Arte Pará 2016

10h00, Diretor do Museu Nilson Gabas Junior abre o evento e convida as autoridades presentes em frente a Rocinha, para fazerem a “pincelada inaugural” da pintura do Museu, com espaço para autoridades também participarem do ato.

10h20, os presentes serão convidados a visitarem o Salão 150 anos, com o Mural “ Museu e Você” na sala transversal da Rocinha

10h30 os convidados e presentes cantarão parabéns ao Museu Goeldi em torno de um bolo de flores (mudas e flores que o público poderá levar para casa) e visitarão o Espaço Goeldi 150, onde está instalado um Café Beneficente.

Na sequência, os presentes serão convidados a abraçar a Rocinha, simbolizando um abraço ao Museu Goeldi (filmagem por drone pelo jornalista e fotógrafo Paulo Santos, que oferecerá as imagens para a mídia).

Plantio da “Árvore dos 150 Anos”.

11h00, fim do evento, passeio livre pelo Parque Zoobotânico.