Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi: uma nova gestão para enfrentar grandes desafios
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi: uma nova gestão para enfrentar grandes desafios

Em sua primeira visita oficial ao MPEG, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, preside cerimônia que marca o início da nova gestão de Nilson Gabas Jr, que prepara a instituição pioneira no cenário nacional para chegar aos 150 anos em 2016
publicado: 05/02/2014 11h30, última modificação: 22/08/2017 15h49

Agência Museu Goeldi – O linguista Nilson Gabas Junior toma posse para uma segunda gestão à frente do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG nesta quinta-feira, 6/02, em cerimônia que contará com a presença do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Marco Antonio Raupp, em visita à Belém (PA).  Na ocasião, os gestores fazem o registro de sua contribuição à instituição com o plantio de mudas de angelim e guajará no Parque Zoobotânico. Durante a nova gestão de Gabas Junior, de 2014 a 2017, o Museu Goeldi comemora seu sesquicentenário e enfrenta o desafio de se renovar constantemente para pesquisar e comunicar a dinâmica de uma Amazônia em transformação.

Criado em 1866, o MPEG passou para a esfera federal na década de 50 e atualmente é vinculado diretamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com quase 150 anos de atuação, a instituição é a consolidação do primeiro projeto científico nacional de estudo da Amazônia. 

Para compreender a história natural, a diversidade biológica e os sistemas sócio-culturais da região mega diversa, o Museu percorre todos os estados da Amazônia (e suas fronteiras). O resultado da constante pesquisa de campo é a constituição de 17 importantes acervos no campo da Etnografia, Arqueologia, Linguística, Zoologia, Botânica, Minerais, Rochas, Fósseis, bibliográficos e documentais. As coleções do Goeldi reúnem mais de 4, 5 milhões de itens tombados, sendo alguns deles considerados ícones da cultura nacional. Os acervos são testemunhos do passado e do presente, uma fonte de informação essencial para a evolução do conhecimento e o desenvolvimento regional.

A frequente investigação de campo impacta positivamente a formação de coleções, as análises científicas e também é um diferencial na formação de mais de 600 jovens por ano, que participam deste processo como estagiários, bolsistas e alunos de pós-graduação. Mas o conhecimento científico gerado pela instituição não está restrito ao ambiente acadêmico. Crianças, jovens, adultos e idosos participam de processos educativos em todas as bases físicas do Museu Goeldi – o Parque Zoobotânico e o Campus de Pesquisa, em Belém, e a Estação Científica Ferreira Penna, na Floresta Nacional de Caxiuanã.

Metas – Nos próximos quatro anos, a nova gestão reunirá esforços para ampliar o Censo da Biodiversidade, instituir o Fórum Anual dos Programas Institucionais de Pós-Graduação e o Catálogo da Fauna Brasileira. O foco de atuação da pesquisa será expandir e integrar as coleções científicas e fortalecer as redes e parcerias internacionais.

No Parque Zoobotânico, a prioridade é dar continuidade ao projeto de revitalização. O novo Pavilhão de Exposições Eduardo Galvão aumentará a área dedicada a exposições em 1.200 m². Oito novas exposições já estão previstas: “Amazônia em Transformação”, “Emilie Snethlage – a alemoa do Museu Goeldi”, “Centenário de Jacques Huber”, “Museu Goeldi até debaixo d´água”, “Kayapó em 4 instantes”, “Museu Goeldi 150/Belém 400”; “Naterrer no Brasil e Coração das Trevas: a exploração da borracha e os povos nativos do Congo e da Amazônia”. O tão aguardado Aquário Jacques Huber – o mais antigo do Brasil – será inaugurado trazendo espécies típicas dos ecossistemas aquáticos amazônicos, como peixes, serpentes e pequenos quelônios. O Preguiçário e um novo paisagismo no Parque serão outras atrações para os visitantes.

Nilson Gabas Junior – Pós-Doutor pela Universidade de Antuérpia, na Bélgica, o pesquisador atua na área de linguística indígena, especialista em línguas ameaçadas de extinção, trabalho pelo qual recebeu prêmios e participa de vários conselhos e entidades ligadas à sociobiodiversidade. Como gestor no MPEG, já ocupou a Coordenação de Ciências Humanas e a de Pesquisa e Pós-Graduação, além da presidência do Conselho Editorial do Museu Goeldi. É diretor da instituição pela segunda vez. A primeira ocorreu no período de 2010-2013.

Marco Antonio Raupp – O atual Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação é pesquisador livre-docente, especialista em Análise Numérica e Matemática Aplicada. Já esteve à frente de várias instituições de pesquisa, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e participou de vários conselhos científicos, defendendo fortemente a integração entre a ciência produzida no país e o setor produtivo. Sua carreira profissional está ligada a projetos inovadores que associam a pesquisa de ponta à indústria.

Serviço: Cerimônia de Posse do Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Dr. Nilson Gabas Junior, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp. Dia 6, às 14h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do MPEG, à Avenida Magalhães Barata, 376.

Texto: Joice Santos, Luena Barros e Julio Matos

Galeria de Imagens: