Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi traz a arte Kayapó para o Parque Zoobotânico

Museu Goeldi traz a arte Kayapó para o Parque Zoobotânico

Livro-Catálogo de trabalhos artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas apresenta a sua arte e cultura para celebrar o mês dos povos indígenas no Brasil.
publicado: 17/04/2014 09h45, última modificação: 15/06/2018 10h27

Agência Museu Goeldi – Me à yry Tekrejarôti-re – os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas é uma publicação organizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG, em parceria com a Associação Indígena Ngônhrôrô – kre, o Museu do Indio (RJ) e a Fundação Nacional do Índio – Coordenação Regional do Baixo Tocantins. A obra é resultado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.

O livro-catálogo reúne diversas informações sobre os povos indígenas Kayapó, autodenominado Mebêngôkre(homens do olho de água ou do buraco de água). O povo Mebêngôkre – Kayapó faz parte da vida científica do Museu Goeldi há mais de um século e tem despertado muito interesse em diversos cientistas do Brasil e do mundo.

O lançamento do catálogo, que ocorre no dia 24, faz parte das atividades do MPEG na Semana dos Povos IndígenasClaudia López, pesquisadora da Coordenação de Ciências Humanas do Goeldi, junto com Juliano Almeida, indigenista especializado da Fundação Nacional do Índio/ Coordenação Regional de Marabá, Sol González Pérez, doutoranda da Universidade Federal do Pará e pesquisadora colaboradora do Museu Goeldi, Bekó Kayapó e 15 representantes da aldeia Las Casas vão apresentar a publicação.

Além do lançamento do livro-catálogo, os visitantes do Parque Zoobotânico do Goeldi poderão participar de uma mostra fotográfica sobre os Kayapó no Pavilhão de exposições Domingos Soares Ferreira Penna, a Rocinha do Museu, onde estarão expostas 14 fotos feitas pela equipe não-indígena do projeto: Claudia López, Sol González e Juliano Almeida.

Uma das principais atrações do Parque Zoobotânico, o ‘Castelinho’, será o local da Feira de Produtos, que terá um espaço para venda da produção artesanal do povo Mebêngôkre – Kayapó. Serão apresentados adornos de miçangas, colares, pulseiras, cestos de miçangas, brincos e tornozeleiras. Todos confeccionados pelas mulheres Mebêngôkre – Kayapó utilizando desenhos de tamanhos e cores variados, além de diferentes técnicas de trançado manual.

Assista ao booktrailer da publicação Me à yry Tekrejarôti-re – os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas na galeria de vídeos.

O livro-catálogo – A publicação conta um pouco da vida dos Mebêngôkre – Kayapó e das atividades realizadas em comunidade, como a produção artesanal, a divisão de trabalho por gênero, o uso de fibras naturais, do grafismo em tecidos, das técnicas de elaboração de cestos, cintos e tipóias. Identifica também a localização do grupo, que hoje vive em uma terra indígena com extensão de 21.344 hectares, localizada entre os municípios de Redenção, Pau d’Arco e Floresta do Araguaia, no sudeste do estado do Pará.

O catálogo traz uma pequena amostra dos objetos produzidos pelos artesãos e artesãs da aldeia Las Casas, que se encontram disponíveis para venda. Para Claudia López, uma das organizadoras do livro-catálogo, o mais importante desse projeto é mostrar e valorizar a arte do povo indígena e reconhecer a importância dos conhecimentos tradicionais na conservação dos recursos da biodiversidade.

Para a pesquisadora é importante também lembrar que os objetos de produção artesanal que serão vendidos, no Museu Goeldi e em outros espaços de venda da cultura indígena, serão somente aqueles que não têm como matéria prima subprodutos da fauna silvestre, ou seja, são objetos sem penas, ossos, dentes. “Eles são proibidos pela Lei de Crimes Ambientais. A venda, exportação ou aquisição desses objetos está sujeitos a pena de detenção, além do pagamento de multas”, explica Claudia López.

Como adquirir os objetos e o livro-catálogo? - Nos dias 24 e 25 de abril de 2014, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, acontece a Feira de material artesanal dos Mebêngôkre – Kayapó.

Os produtos do trabalho dos artesãos e artesãs da aldeia Las Casas também poderão ser adquiridos por encomenda direta aos Mebêngôkre – Kayapó pelo e-mail: meayry.lascasas@gmail.com

Após a Feira, o livro-catálogo Me à yry Tekrejarôti-re – os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas estará a venda à venda no Espaço Ernst Lohse – a livraria do Museu Goeldi que funciona no Parque Zoobotânico. O endereço é Av. Magalhães Barata, nº 376. Você pode também entrar em contato com a livraria pelo e-mail: livraria@museu-goeldi.br

Serviço

Lançamento de livro, Mostra Fotográfica, Feira de Artesanatos e Oficinas com os  Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas:

Dia 24 de abril, às 10h, em frente a Rocinha (Parque Zoobotânico) - Lançamento do livro-catálogo Me à yry Tekrejarôti-re – os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas e Abertura da Mostra Fotográfica.

De 24 a 25 de abril de 2014, de 9 às 17h, no Castelinho (Parque Zoobotânico), Feira de produtos artesanais, pintura corporal e venda de produtos e da publicação dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

Texto: Silvia de Souza Leão