Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi tem programação especial para o Dia das Crianças

Museu Goeldi tem programação especial para o Dia das Crianças

Poesia, educação ambiental, comidas típicas e convidados especiais são algumas das atrações no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi nesta quarta (12). Programação também faz parte das comemorações pelos 150 anos do Museu Goeldi
publicado: 11/10/2016 11h00, última modificação: 05/03/2018 13h56

Agência Museu Goeldi - Na próxima quarta-feira (12), quando se comemora o dia das Crianças, o Museu Goeldi abre em horário especial para receber adultos e pequenos: uma horas mais cedo, às 8h. Também haverá uma bilheteria extra, localizada próxima à avenida Alcindo Cacela, para receber o público, já que o Dia das Crianças significa o maior índice de visitação que a instituição recebe durante o ano – em 2015, quase 6 mil e quinhentas pessoas passaram pelo Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. A expectativa para este ano é que o movimento se repita.

Público infantil terá programação variada no Museu GoeldiAlém do horário especial e da bilheteria extra, a programação de quarta também traz novidades, começando às 8h com hasteamento de bandeiras, feita pelo Grupo de Nazaré Escoteiros do Mar, e prosseguindo às 10h, com o Programa Natureza. Até à s 12h, o macaco Ximbica e sua turma estarão na área do bambuzal do Museu Goeldi, trazendo teatro, brincadeiras, e educação ambiental para a criançada.

Ao longo da manhã, o público também poderá conferir a tenda da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), com atividades educativas voltadas ao público infantil. Também estarão no Museu Goeldi a Barraca da Morena e o Café Beneficente Museu Goeldi 150, com opções de comidas típicas e outras guloseimas disponíveis para venda. Parte dos recursos do Café Beneficente serão revertidos para melhorias no Museu.

Na área da Samaumeira, próxima a diretoria do Museu Goeldi, haverá ainda uma tenda do 2º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército, que exibirá artefatos de uso dessa força armada em missões na floresta. Para as demonstrações, o 2º BIS contará com o apoio do Grupo de Nazaré Escoteiros do Mar.

Literatura – A programação de dia das crianças do Museu Goeldi contará ainda com lançamento do livro infantil da escritora Anna Cruz, cujo perfil no Instagram @sobreissoeaquilo de estímulo a literatura infantil tem mais de 10 mil seguidores. O escritor paraense Igor Quadros estará expondo os seus livros de temática infanto-juvenil, “Livro das Almas e Agonia”. A programação terá também a participação especial do escritor Luiz Peixoto Ramos. Peixoto criou o famoso personagem Jabutigão, que há 20 anos diverte as crianças nos eventos do Museu Goeldi. No aniversário dos 150 anos, o escritor dedicou um poema ao Museu Goeldi para celebrar a história com a instituição (confira abaixo).

Museu Goeldi - Além da programação especial, o público conta ainda com 5,4 hectares de área verde do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, lar de mais de 1.700 animais que vivem soltos e em viveiros, junto a mais de 500 espécies vegetais e monumentos históricos como a Rocinha, casa de campo do século XIX que recebe exposições sobre as sociedades e natureza da Amazônia. Atualmente, a Rocinha abriga também o Salão 150, onde o público pode conhecer um pouco mais da história do Museu Goeldi e participar da mostra interativa, trazendo uma foto impressa para fazer parte do mural “Museu e você”, em comemoração aos 150 anos da instituição.

A entrada ao Parque Zoobotânico custa R$ 3, com gratuidade para crianças e idosos e meia entrada para estudantes. Profissionais da educação têm direito à 50% de desconto. Saiba mais detalhes sobre gratuidade e descontos aqui.

Texto: Uriel Pinho

Confira abaixo o poema em homenagem aos 150 anos do Museu Goeldi.

O Parque de Emoções

Parabéns, Emílio Goeldi,

Parque de emoções,

Crianças correm felizes

À sombra dos caramanchões.

O museu amanhecer risonho,

Numa felicidade sem fim,

De certo, ele tornou-se

O paradisíaco jardim.

Guajará, mogno e paricá,

Majestosos apontam o céu.

É a flora verdejante

A sublimar esse véu.

E nesse bosque florido

Onde a natureza se faz presente,

A cutia feliz passeia

Sorrateira no meio da gente

Programação de Dia das Crianças no Museu Goeldi

Entrada do público pela Bilheteria e pelo Sobrado (guichê especial). Av. Magalhães Barata, 376, São Braz
Ingresso a R$3, com meia entrada para estudantes e gratuidade para crianças até 11 anos e idosos a partir de 60 anos

- Abertura do parque e hasteamento das bandeiras próximo à bilheteria

- Abertura do Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna, a Rocinha

A partir das 9 horas

-  Lançamento do livro “A família regrada” da escritora Anna Cruz

-  Venda dos livros “Livro das Almas” e “Agonia” de Igor Quadros

- Apresentação e venda de livros do escritor Luiz Peixoto com o personagem Jabotigão

-  Barraca da Morena (venda de comidas típicas)

- Espaço Goeldi 150 (Café Beneficente/Pro Goeldi, venda de livros e peças artesanais)

10 às 12 horas

- Programa Natureza

- Tenda da Sesma, com atividades educativas para crianças

- Tenda do 2º BIS, com apoio do Grupo de Nazaré Escoteiros do Mar

Veja a relação de gratuidade e descontos nos ingressos ao Parque Zoobotânico clicando aqui.