Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi seleciona novos bolsistas de iniciação científica

Museu Goeldi seleciona novos bolsistas de iniciação científica

As inscrições serão entre os dias 1 e 5 de julho. São 91 bolsas ofertadas e estudantes de qualquer curso de graduação podem participar da seleção.
publicado: 10/06/2019 14h00, última modificação: 10/06/2019 14h06

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) divulga os editais para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/MPEG) e de Bolsas de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/MPEG). No total, serão ofertadas 91 bolsas (87 PIBIC, quatro PIBITI), no valor de 400 reais cada, com duração de agosto de 2019 a julho de 2020. As submissões das propostas iniciam no dia 1º de julho e vão até o dia 5 do mesmo mês. Os resultados devem ser divulgados até o dia 31 de julho.

Bolsas – Podem se inscrever estudantes matriculados em qualquer curso de graduação, exceto candidatos com pelo menos duas reprovações no histórico escolar e vínculo empregatício. Também não serão aceitos candidatos que pertençam ao mesmo círculo familiar que o orientador. A seleção será realizada pelo Comitê de Avaliação Interno do Museu Goeldi.

As bolsas são direcionadas a estudantes de graduação, que desenvolverão um projeto científico ou tecnológico, sob orientação de um pesquisador e/ou tecnologista doutor vinculado ao MPEG. O projeto deverá ser preferencialmente associado a um projeto institucional, de grupos de pesquisa ou individual. Ao término da vigência da bolsa, os contemplados deverão apresentar um relatório final de pesquisa, na data estabelecida pelo programa.

Documentos – Para realizar a inscrição os interessados devem ter formulário do candidato preenchido, comprovante de matrícula de seu curso de graduação, histórico escolar, além do currículo Lattes atualizado.

Essa documentação deve ser enviada pelo orientador, juntamente com o subprojeto do aluno contendo título, palavras-chave, introdução, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma de execução e referências. A formatação do projeto deve seguir as normas da ABNT.

Todos os documentos devem ser enviados para o e-mail pibic@museu-goeldi.br exclusivamente em formato PDF. As inscrições que apresentarem documentação incompleta serão desconsideradas.

Prazos – O período para submissão dos projetos será entre os dias 1 e 5 de julho. A divulgação dos resultados ocorrerá de 29 a 31 de julho. Após o resultado, os estudantes devem indicar seu interesse até 15 de agosto por meio da Plataforma Carlos Chagas/PIBIC/CNPq para bolsas na modalidade PIBIC e PIBITI/CNPq para bolsas na modalidade PIBITI.

PIBIC – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo despertar vocações científicas, e incentivar talentos potenciais, possibilitar o domínio do método científico e desenvolver o pensar e a criatividade do jovem universitário para a pesquisa na Amazônia, contribuindo de forma decisiva para otimizar o ingresso dos alunos na pós-graduação.

PIBITI – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Serviço | Lançamento dos editais PIBIC/CNPq/MPEG e PIBITI/CNPq/MPEG 2019/2020

Data para submissão de propostas: 01 a 05 de julho

Data para divulgação dos resultados: 29 a 31 de julho

Início das atividades: Agosto de 2019

Inscrições via e-mail pibic@museu-goeldi.br

Documentos | PIBIC/CNPq/MPEG

Edital 002/2019 PIBIC/CNPq/MPEG.

Modelo de formulário do orientador para o PIBIC/CNPq/MPEG.

Modelo de formulário do candidato para o PIBIC/CNPq/MPEG.

Documentos | PIBITI/CNPq/MPEG

Edital 001/2019 PIBITI/CNPq/MPEG.

Modelo de formulário do orientador para o PIBITI/CNPq/MPEG.

Modelo de formulário do candidato para o PIBITI/CNPq/MPEG.