Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi se despede da educadora Socorro Andrade

Museu Goeldi se despede da educadora Socorro Andrade

Vítima de complicações decorrentes de câncer no abdômen, a coordenadora do Programa de Educação de Caxiuanã faleceu hoje pela manhã.
publicado: 22/01/2021 18h55, última modificação: 22/01/2021 18h55

Agência Museu Goeldi – Para as crianças e adultos das 12 comunidades rurais da Floresta Nacional de Caxiuanã, assim como para educadores e gestores dos municípios de Melgaço e Portel, onde está situada a Flona, o Museu Paraense Emílio Goeldi tem um rosto de olhos sorridentes e espírito perseverante. A centenária instituição, que mantém em Caxiuanã a Estação Científica Ferreira Penna há quase três décadas, tinha como principal embaixatriz a pedagoga Maria do Socorro Andrade Silva, manauara de nascimento, paraense por adoção, que começou na instituição bem novinha como técnica de pesquisa e que faleceu na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, aos 65 anos.

Socorro Andrade deixou um extenso legado naquele rincão amazônico, onde levou conhecimento científico e muita alegria através da educação, possibilitando novas perspectivas para os moradores das comunidades. Mobilizou e entusiasmou gerações de jovens, instituições e organizações para este trabalho. Foi incansável em dar forma e concretude ao sonho de promover a melhoria da qualidade de vida pela educação. E foi bem sucedida. Soube articular e cativar parcerias. Ações e eventos do Programa de Educação do MPEG entraram para o calendário escolar das comunidades, como a Feira de Ciência e as Olímpiadas de Ciências da Floresta de Caxiuanã. Pode acompanhar os efeitos de seu trabalho na qualificação de professores até a pós-graduação e participou ativamente na chegada do ensino de nível médio na Flona. Abriu as portas do mundo para jovens que nunca tinham sonhado ir além do Marajó através de projetos, como o Lifelines, que continua em outros moldes abrindo novos horizontes para a educação em artes.

Saiba mais sobre essa incrível mulher da educação em ciências e o trabalho do Museu Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã clicando aqui. Veja também os Diários das Olímpiadas de Caxiuanã.