Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi reúne "De tudo um pouco" da Terra Firme em exposição

Museu Goeldi reúne "De tudo um pouco" da Terra Firme em exposição

Abertura da mostra ocorre neste sábado, dia 12, às 16h, na Paróquia São Domingos de Gusmão, da Terra Firme
publicado: 08/01/2013 15h30, última modificação: 05/08/2017 10h46

Agência Museu Goeldi - Registrar, preservar e divulgar a história e a memória do bairro da Terra Firme, em Belém (PA): eis o objetivo da exposição Terra Firme: de tudo um pouco, que abre as portas neste sábado, dia 12, com o apoio institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

ConviteRealizada pelo projeto Ponto de Memória da Terra Firme, a mostra soma-se a outros produtos de comunicação – documentário, jornal e cartilha – e tem por objetivo principal desvincular a Terra Firme de uma imagem de bairro violento na cidade de Belém. O apagamento da imagem negativa construída em torno do bairro é meta principal do Ponto de Memória. A abertura da exposição será às 16h, na quadra da Igreja São Domingos de Gusmão, na Terra Firme.

Segundo Helena Quadros, educadora do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico (Nuvop) do Museu Goeldi e coordenadora do projeto, o apagamento dessa imagem violenta do bairro proporcionado pela exposição se relaciona ao caráter político que a organização buscou atribuir à mostra. “Queremos mostrar que a Terra Firme tem cultura, memória e história”, ressalta Helena Quadros. Além disso, Terra Firme: de tudo um pouco funciona como uma prestação de contas à comunidade das atividades que o Goeldi desenvolve há quase trinta anos na região.

O dia a dia, a cultura e a memória se juntam às abordagens relacionadas à ciência e educação e à ciência e comunidade do bairro, que abriga a Avenida Perimetral conhecida também como a Avenida da Ciência & Tecnologia, onde se localizam as principais instituições de pesquisa do Estado: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Campus de Pesquisa do Museu Goeldi e a Embrapa Amazônia Oriental.

Primeira mostra do projeto Ponto de Memória da Terra Firme, Terra Firme: de tudo um pouco pretende registrar, preservar e divulgar a história e a memória do bairro com vistas à criação de um Museu Comunitário.Além de apresentar para o público visitante as principais ações realizadas pelo projeto Ponto de Memória da Terra Firme, criado em 2009 graças à iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a exposição vai dar a conhecer também a interação entre o Museu Goeldi e os moradores do local como reflexo dos 28 anos de realização do projeto O Museu Goeldi Leva Educação e Ciência à Comunidade, também coordenado por Helena Quadros.

Itinerante, a mostra Terra Firme: de tudo um pouco deve sair da Igreja São Domingos de Gusmão em meados deste ano para, até dezembro de 2013, levar a memória do local a outras igrejas, escolas, centro comunitários, praças, centros culturais e universidades, dentro e fora da Terra Firme.

Homenagem – Helena conta que a exposição vai homenagear os funcionários do Museu Goeldi, hoje falecidos, que foram grande entusiastas do projeto Museu Goeldi Leva Educação e Ciência à Comunidade, o qual completa trinta anos em outubro de 2013. São eles o ex-diretor da instituição Guilherme de La Penha, o técnico em Museologia Antônio Ferreira e a botânica Raimunda Potiguara.

Ponto de Memória – O bairro da Terra Firme foi um dos primeiros pontos de memória estabelecidos pelo Ibram dentro do programa Pontos de Memória com o objetivo de valorizar o protagonismo comunitário e conceber o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Além da Terra Firme, em Belém, foram selecionados como pontos de memória as comunidades populares do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, no Rio de Janeiro (RJ), e Grande Bom Jardim, em Fortaleza (CE). Segundo o Ibram, o intuito do programa é apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social.

Serviço: Abertura da exposição Terra Firme: de tudo um pouco às 16h deste sábado, dia 12, na quadra paroquial da Igreja São Domingos de Gusmão, à Avenida Celso Malcher, no bairro da Terra Firme, Belém, Pará.

Texto: Antonio Fausto

Galeria de Imagens: