Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi recebe delegação francesa para discutir parcerias

Museu Goeldi recebe delegação francesa para discutir parcerias

Geralmente realizado no sudeste do Brasil, é a primeira vez que ciclo nacional de formação “Espaços da Ciência, territórios e sociedades” acontece em Belém
publicado: 15/04/2016 09h30, última modificação: 20/02/2018 15h24

Agência Museu Goeldi - Nos dias 14, 15 e 16 de abril, uma delegação de 50 cientistas, gestores e tomadores de decisão franceses estarão em Belém para o ciclo nacional de formação “Espaços da Ciência, territórios e sociedades”. No dia 15, a delegação estará reunida com pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e fará um passeio guiado pelo Parque Zoobotânico da Instituição, em Belém.

O evento - Promovido pelo Instituto de Altos Estudos para Ciência e Tecnologia (IHEST) da França, com apoio da embaixada do país no Brasil, o objetivo do evento é fazer uma avaliação dos projetos científicos conjuntos realizados entre França e Brasil e promover novas parcerias entre os dois países. O evento acontece em Belém, marcando o interesse francês em parcerias com o estado do Pará e a região amazônica como um todo.

O Museu Goeldi – É a instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia, fundada em 1866. O MPEG atualmente oferece, junto com seus parceiros, 6 cursos de Pós-Graduação e mantém 18 coleções científicas que reúnem mais de 4,5 milhões de itens tombados.  Suas linhas de pesquisa são organizadas em quatro coordenações: Ciências da Terra e Ecologia, Botânica, Zoologia e Ciências Humanas.

A instituição tem uma longa tradição de cooperação em pesquisa com a França nas áreas de Antropologia e Linguística, Ciências da Terra e Ecologia, além de Zoologia, Museologia e Comunicação Pública da Ciência.

Além do Museu Goeldi, a delegação da França se reunirá com autoridades municipais e estaduais das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e visitará a Universidade Federal do Pará e o Centro Regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além de realizar um cruzeiro científico pelo Rio Guamá.

Texto: Uriel Pinho

Programação “Espaços da Ciência, territórios e sociedades” no Museu Goeldi