Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi realizará Semana do Meio Ambiente em Belém

Museu Goeldi realizará Semana do Meio Ambiente em Belém

Entre os dias 4 e 12 de junho, público da capital vai poder conferir programação gratuita com foco na preservação do meio ambiente
publicado: 06/06/2016 15h00, última modificação: 21/02/2018 17h15

Agência Museu Goeldi – Junho não é só sinônimo de fogueira, bolo de milho e arraial. Em todo planeta, o mês também é lembrado pelas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho, a data marca uma agenda de debates e ações em prol da sustentabilidade do meio ambiente. Em Belém, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) oferece uma programação especial para o público a partir deste sábado (4).

A “Semana do Meio Ambiente” é promovida há mais de uma década pela instituição e envolve atividades nas frentes da educação ambiental, cultura e a preservação da sociobiodiversidade. O tema da edição deste ano é “Museu Goeldi: 150 Anos de Ciência Sobre o Bioma Amazônico”, uma alusão ao aniversário do Museu, celebrado em outubro.

Programa Natureza é uma atrações da Semana do Meio AmbienteProgramação – A Semana do Meio Ambiente do Museu Goeldi começa com o “Roteiro Ecológico: Paisagens e Memórias do Bairro da Terra Firme”, no próximo sábado (4), às 8h. No roteiro de 3 horas, o público terá a oportunidade de conhecer sete pontos da Terra Firme, um pouco sobre a história dos moradores e como eles estão se organizando para revitalizarem o bairro de forma ecológica.

A partir do domingo (5), a programação da Semana migra para o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Às 9h, o Programa Natureza comanda com teatro, contação de histórias e brincadeiras para as crianças, tudo com foco no meio ambiente. Simultaneamente, acontece a Mostra Socioambiental dos projetos do “Clube do Pesquisador Mirim” e “Ressignificando caminhos da Socioeducação”.

Aspectos socioambientais estão em pauta na programação do GoeldiNa quarta e quinta-feira (8 e 9), a Semana do Meio Ambiente dá destaque ao Programa de Estudos Costeiros (PEC), iniciativa do Museu Goeldi que estuda os aspectos ambientais e sociais dos ecossistemas costeiros amazônicos. Dia 8, às 9h, a mesa redonda “Diversidade Biológica e Social: Dinâmica e Conservação” mostrará a dinâmica desenvolvida pelo PEC/MPEG que serve como base para a conservação, uso e manejo da costa Norte do Brasil. Na manhã de quinta-feira, também às 9h, o espaço Diálogo Aberto vai trazer pesquisadores para conversar com a comunidade sobre as atividades do programa.

Ainda no dia 9, às 14h, acontece o Papo Literário “Habitantes das linguagens: a Língua Portuguesa e a Poética da Juventude”. O evento, dedicado aos adolescentes, vai abordar como a língua portuguesa é usada artisticamente por crianças que são poetas e contadores de histórias. O projeto é da Biblioteca de Ciências Clara Galvão do Museu Goeldi.

Atividades, como a caminhada ecológica, são gratuitasNo domingo do dia 12, o Parque Zoobotânico abre as portas com um convite aos visitantes: uma aula diferente sobre noções da física, usando para isso elementos da natureza. Essa é a proposta da “Caminhada Ecológica”. Organizado em cinco estações científicas, o roteiro vai tratar de temas como fenômenos ópticos, noções de mecânica clássica baseado no vôo das aves, tensão superficial e empuxo.

O público também poderá saber mais sobre a diversidade, classificação, história natural e comportamento dos insetos e aracnídeos da Amazônia Brasileira na “Oficina de Insetos e Aracnídeos”, ministrada pelo biólogo do Museu Goeldi, Fernando Filho. Os eventos dominicais são gratuitos e começam a partir das 9h.

Semana do Meio Ambiente – é uma realização do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) com o apoio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), do Ponto de Memória da Terra Firme, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará. Veja a programação completa abaixo e saiba como participar.

Semana do Meio Ambiente 2016 no Museu Goeldi

- Roteiro Ecológico: Paisagens e Memórias do Bairro da Terra Firme

Data: 04 de junho (sábado)

Hora: 8h às 12h