Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi realiza XI Festival de Gastronomia Inteligente

Museu Goeldi realiza XI Festival de Gastronomia Inteligente

A nutróloga e Pediatra Clara Brandão traz informações sobre a multimistura, uma farinha enriquecida feita com produtos naturais utilizada no combate à desnutrição e à mortalidade infantil
publicado: 19/09/2014 17h00, última modificação: 28/09/2017 12h06

Agência Museu Goeldi - Quando o assunto é saúde, naturalmente o associamos a uma boa alimentação. Os cuidados com o bem-estar passam pela atenção ao que consumimos, por isso, uma imensa variedade de frutas e legumes, são recomendados para compor a nutrição diária, e é para esclarecer a população sobre os benefícios da alimentação sustentável que o Museu Paraense Emílio Goeldi promove o XI Festival de Gastronomia Inteligente, que acontece nos dias 22, 25, 27 e 28 de setembro no Parque Zoobotânico da instituição. Confira a programação completa aqui.

Com o tema “Soberania, segurança alimentar sustentável e nutricional”, o Festival, que é coordenado pela agrônoma Vera Bastos, tem o objetivo de levar informações ao público sobre as vantagens de uma alimentação alternativa e saudável, baseada na utilização de produtos regionais com alto valor nutritivo e baixo custo, e na valorização dos saberes das comunidades locais e de suas memórias.

Os dias de evento trazem na programação palestras, oficinas, visita técnica, feira de arte e gastronomia típica e apresentações culturais, destinados a diferentes públicos.

Origem – Realizado anualmente pelo Serviço de Educação e Extensão e pelo Serviço do Parque Zoobotânico do MPEG em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme, o Festival da Gastronomia Inteligente é fruto do projeto de extensão “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade”, coordenado pela educadora Helena Quadros.

Com cerca de 30 anos, o projeto mantém como uma de suas propostas, a capacitação de mulheres do bairro da Terra Firme, em Belém, para o preparo e disseminação da multimistura, que é uma farinha enriquecida desenvolvida pela nutróloga e pediatra Clara Brandão, idealizadora do programa de orientação alimentar do Ministério da Saúde na década de 1990.

A multimistura é feita a partir do pó produzido com folha da maniva, gergelim, farelo de arroz ou de trigo, e fornece vitaminas e minerais essenciais para o crescimento de crianças, além de prevenir e combater a anemia, a desnutrição e a mortalidade infantil. Durante o Festival deste ano, o público poderá ter acesso e conhecer os benefícios e o preparo da multimistura.

Serviço

XI Festival de Gastronomia Inteligente 2014: Soberania, Segurança Alimentar Sustentável e Nutricional.

Dias 22,25,27 e 28 de Setembro

Local: Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

*Atualizado em 22/09/2014 às 16h.

Texto: Mayara Maciel