Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi realiza programação de incentivo à preservação dos rios de Belém

Museu Goeldi realiza programação de incentivo à preservação dos rios de Belém

As atividades são promovidas em parceria com a associação Ame o Tucunduba e têm o objetivo de provocar os jovens a refletirem sobre a importância da preservação do meio ambiente, principalmente dos rios urbanos.
publicado: 14/06/2018 16h57, última modificação: 14/06/2018 17h01
Tucunduba

Agência Museu Goeldi – Neste sábado (16), o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi realiza a roda de conversa “Se esse rio falasse” e uma oficina sobre gestão de recursos hídricos. As atividades fazem parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Museu Goeldi, em parceria com outras entidades, dentro da programação do Mês do Meio Ambiente.

O Museu Emílio Goeldi tem um histórico de ações e projetos realizados em benefício da defesa e preservação dos rios de Belém. Das ações já realizadas estão as de arborização e ajardinamento, além das expedições pelo rio Tucunduba, entre outros. Todas essas atividades são utilizadas como forma de mobilização social para incentivar a participação da população na proteção dos rios.

Roda – Durante a roda de conversa, será criado um rio cenográfico contendo resíduos como garrafas e sacos plásticos, com mensagens reflexivas sobre a preservação do meio ambiente. Todos os participantes serão convidados a realizar a limpeza do rio. O propósito é fazer uma reflexão sobre as formas de poluição e contaminação das águas, com ênfase em Belém.

Mediada por Lúcia Santana, chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi, a atividade é uma realização das associações e entidades Ame o Tucunduba, Ponto de Memória da Terra Firme, Papel Coletivo, Comunidade de São Guido e Museu Emílio Goeldi. O público alvo são jovens moradores de periferias da cidade, mas todos os visitantes do Parque que tiverem interesse também podem participar.

Oficina – A oficina será realizada pelo projeto Fala Tucunduba, que faz parte da associação Ame o Tucunduba, coordenada por Micaela Valentim. Por meio de atividades práticas e dinâmicas de grupo, a oficina busca compartilhar informações sobre a gestão de bacias hidrográficas urbanas. Além do Museu Goeldi, a oficina conta com o apoio do Brazil Foundation. As atividades também serão realizadas neste sábado (16), de 8h às 12h, na sala do Clube do Pesquisador Mirim, no Parque Zoobotânico. O grupo de participantes da oficina foi definido pela associação Ame Tucunduba.

Ame o Tucunduba e Fala Tucunduba A associação Ame o Tucunduba é uma entidade formada por jovens mulheres que buscam criar espaços de educação e incentivo da sociedade para o cuidado com a bacia do rio Tucunduba. O projeto Fala Tucunduba busca mobilizar, educar e capacitar a população quanto à gestão de recursos da bacia hidrográfica do rio Tucunduba. O intuito é fazer com que que cada vez mais jovens assumam a liderança da transformação local e contribuam em benefício da melhoria da gestão dos recursos hídricos na região. Suas atividades são gratuitas, baseadas em metodologias participativas, facilitadas em conjunto com colaboradores do Ame o Tucunduba e outros profissionais do campo social e ambiental da educação popular.

Serviços:

Roda de conversa “Se esse rio falasse”

Data: Sábado, 16 de junho de 2018.

Hora: 9h às 11h30.

Local: Castelinho, no Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi (Av. Gov Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém).

Oficina de Gestão de Recursos Hídricos

Data: Sábado, 16 de junho de 2018.

Hora: 8h às 12h.

Local: Sala do Clube do Pesquisador Mirim, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi ((Av. Gov Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém).

Inscrições encerradas.