Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi reabre a Exposição Kayapó - Me à Yry Tekrejarôti-Re

Museu Goeldi reabre a Exposição Kayapó - Me à Yry Tekrejarôti-Re

A mostra, que esteve em exposição entre abril e outubro de 2014, foi ampliada e apresentará novas peças
publicado: 10/02/2015 10h30, última modificação: 14/06/2018 12h02

Agência Museu Goeldi – A exposição “Kayapó - Me à Yry Tekrejarôti-Re, Trabalhos Artesanais dos Mebêngôkrê-Kayapó da Aldeia Las Casas” foi ampliada e o público poderá conferir novas peças que fazem parte da cultura dos índios Kayapó, da Aldeia Las Casas. Além dos elementos já apresentados entre abril e outubro do ano passado, foram incluídas novas fotos, peças de artesanato e materiais usados nas pinturas corporais.

Os povos indígenas Kayapó, autodenominados Mebêngôkre (homens do olho de água ou do buraco de água), já fazem parte da vida científica do Museu Goeldi há mais de um século e tem despertado muito interesse em diversos cientistas do Brasil e do mundo.

A exposição tem a curadoria da pesquisadora Claudia Lopez, antropóloga do Museu Goeldi e coordenadora do Laboratório de Práticas Sustentáveis em Terras Indígenas próximas ao arco de desmatamento, projeto que reúne iniciativas de pesquisa que visam efetuar um etnomapeamento de duas etnias indígenas, Ka’apor e Kayapó. Um dos sub-projetos é voltado para as Terras Indígenas Kayapó, Las Casas (PA) e Alto Turiaçu (MA), produzindo um diagnóstico sociocultural e ambiental sobre o estado atual dos recursos naturais das localidades e as relações entre sociedade e meio ambiente estabelecidas por cada aldeia Kayapó. O projeto serviu de base e juntou os elementos que são apresentados na exposição.

A exposição seguirá até o dia 30 de abril de 2015, das 9h às 17h, de terça-feira a domingo, no Pavilhão de Exposições Domingos Soares Ferreira Pena, a Rocinha do Museu Goeldi, localizada no Parque Zoobotânico.

Mostra – Em abril de 2014, a mostra Kayapó - Me à Yry Tekrejarôti-Re foi aberta pela primeira vez, integrando uma das ações da Semana dos Povos Indígenas, que aconteceu no Museu Goeldi. Na ocasião, também foi lançado um livro-catálogo que reúne diversas informações sobre os Kayapó. A publicação é organizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG, em parceria com a Associação Indígena Ngônhrôrô – kre, o Museu do Indio (RJ) e a Fundação Nacional do Índio – Coordenação Regional do Baixo Tocantins. A obra é resultado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. Atualmente o livro encontra-se à venda no Espaço Ernst Lohse, livraria do Museu Goeldi que funciona no Parque Zoobotânico. Você pode também entrar em contato com a livraria pelo e-mail  livraria@museu-goeldi.br.

Serviço

Exposição “Kayapó - Me à Yry Tekrejarôti-Re, Trabalhos Artesanais dos Mebêngôkrê-Kayapó da Aldeia Las Casas”

Período: de 03 de fevereiro a 30 de abril de 2015

Horário: De 9h às 17h (de terça-feira à domingo)